Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmicos da APC dão grande contribuição ao 21º CBC

Vários Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC tiveram participação decisiva para o sucesso do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade-CBC, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade-CFC, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no período de 08 a 11 de setembro de 2024, reunindo mais de sete mil pessoas entre profissionais, empresários e estudantes da área contábil de todo o Brasil.

O evento, que nesta edição completou um século de existência, visto que é realizado de quatro em quatro anos, em 2024, teve como lema: “Ser Contábil, Digital e Ético” e promoveu debates sobre as mais recentes inovações e desafios enfrentados pela profissão, além de proporcionar uma rica troca de experiências entre os palestrantes e participantes.

Palestras, mesas-redondas e workshops compuseram a programação do 21º CBC, com especialistas renomados compartilhando suas perspectivas sobre temas como: Inteligência Artificial; Contabilidade Eleitoral, Auditoria, Reforma Tributária e a legislação tributária atual, e a importância da Contabilidade na era digital, além dos painéis voltados para as relações humanas e competências individuais como: Relações Perigosas e Tóxicas no Ambiente Corporativo; Liderança e Gestão Focada em Pessoas; Desafios e conquistas para o sucesso no mundo corporativo, dentre outros.

Comissão de Educação

Neste grandioso evento, os Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas, contribuindo para o avanço do conhecimento na área, e estabelecendo redes de contato que podem ser decisivas para os futuros profissionais.

Além disso, com o intuito de promover discussões relevantes e atualizadas sobre a formação e a prática contábil no Brasil, o presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia, e o Acadêmico José Donizete Valentina, vice-presidente de desenvolvimento Profissional do CFC, integraram a Comissão de Educação, que tratou dos encaminhamentos das novas diretrizes curricular dos cursos de Ciências Contábeis no País.

A Comissão de Educação do Congresso abordou temas essenciais, como a importância da inovação curricular, as competências exigidas no mercado atual e a integração das novas tecnologias ao ensino da Contabilidade, e destacou a necessidade de uma maior articulação entre a área acadêmica e o setor profissional. "Essa sinergia é fundamental para assegurar que os conteúdos abordados nos cursos estejam alinhados às expectativas do mercado e às exigências da profissão", comentou Alexandre Sanches Garcia.

Uma das principais discussões, nas palavras de José Donizete Valentina, diz respeito à ética na Contabilidade. "O propósito é reforçar a responsabilidade dos profissionais em garantir transparência e integridade nos negócios. Também foi discutida a importância da formação contínua e a adaptação às novas exigências do mercado, que é cada vez mais dinâmico e desafiador", frisou Valentina.

Homenagem e participações

Além da homenagem prestado ao Acadêmico Antoninho Marmo Trevisan, que na cerimônia de abertura do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, no dia 8 de setembro, foi agraciado com a cobiçada Medalha João Lyra (leia reportagem https://www.apcsp.org.br/apc-congresso-camboriu;  os Acadêmicos Edgar Bruno Cornacchione Junior, Valmir Leôncio da Silva e Nelson Machado conduziram palestras na oportunidade, abordando temas relevantes sobre inovações tecnológicas e suas aplicabilidades no mercado atual, Contabilidade Pública e os desdobramentos da Reforma Tributária, respectivamente.   

Também estavam presentes aos 21º CBC os Acadêmicos: Suely Gualano Bossa Serrati; José Heleno Mariano; Luiz Fernando Nóbrega; Luiz Antonio Balaminut; Irineu De Mula; Sergio Prado de Mello; Gildo Freire de Araújo; José Aparecido Maion; Eliane Maia; Patrícia Siqueira Varela e outros .

Atualização contábil

A participação ativa da Academia Paulista de Contabilidade demonstra seu comprometimento com a melhoria contínua da educação contábil, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e conscientes de seu papel social. A troca de ideias e as propostas surgidas durante o Congresso permitirão fortalecer a atuação acadêmica, promovendo práticas que elevem a qualidade do ensino contábil em todo o Brasil. 

Outro aspecto relevante discutido foi a adaptação ao aumento da complexidade das operações e das estruturas empresariais. Com a globalização e a internacionalização das empresas, contar com conhecimentos atualizados sobre  as Normas Internacionais de Contabilidade é fundamental para assessorar adequadamente os clientes. Por fim, a educação continuada também fomenta o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação, que são vitais para construir relacionamentos de confiança com clientes e parceiros. Afinal, a capacidade de explicar conceitos contábeis complexos de maneira clara e acessível é um diferencial na prática atualmente.

“A presença significativa dos Acadêmicos da APC destaca a relevância do encontro e o compromisso da Entidade em fomentar o desempenho dos contadores alinhados com as melhores práticas e inovações do setor. A troca de conhecimentos e experiências é fundamental para moldar os futuros líderes da Contabilidade no Brasil", finalizou o presidente Alexandre Sanches Garcia.

Texto: Danielle Ruas

Edição: Lenilde Plá de León

De León Comunicações