CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 17 de outubro de 2023, aconteceu o segundo dia da 28ª CONVECON, maior evento contábil do Estado de São Paulo. Com 11 palestras e 26 painelistas e mediadores, o evento trouxe painéis sobre tecnologia, governança, sustentabilidade e temas que já despontam como as tendências que farão parte do dia a dia dos profissionais da contabilidade no Brasil e no mundo.
Participação dos Acadêmicos
Os Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Marta Pelúcio - sócia da Praesum Contabilidade Internacional e José Aparecido Maion - presidente do CRCSP, participaram do painel “A Tecnologia e seus Impactos no Cenário Contábil”, que também contou com a explanação de Carlos Alberto Baptistão - presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP e Laudelino Jochem - presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná-CRCPR.
Nas últimas décadas, como nunca antes visto, as transformações tecnológicas têm afetado praticamente todos os aspectos da sociedade, na maneira como se vive, se trabalha e se comunica. Neste contexto, a Contabilidade é uma das áreas mais impactadas e tem se reinventado com o tempo.
Para os painelistas, até há pouco tempo se discutia se a tecnologia e a robotização iriam causar a extinção da profissão contábil. Hoje, sabe-se que elas não são uma ameaça à Contabilidade, mas sim uma aliada poderosa. Não substituem o conhecimento humano e a interpretação das nuances financeiras e dados corporativos, mas sim complementam e aprimoram o trabalho dos contadores, trazendo mais produtividade, escalabilidade e permite empregar esforços e inteligência no que realmente importa, que é agregar valor genuíno ao cliente.
“É preciso abrir as mentes”, disse Jochem. “As pessoas têm que estar alertas para a evolução”, disse Baptistão. “Não tenham medo de tecnologia”, opinou a Acadêmica, Marta Pelúcio.
Mediador do Painel, o Acadêmico e presidente do CRCSP, Maion elogiou os palestrantes e reforçou a necessidade de trazer a tecnologia para o dia a dia, “com a expertise do profissional da contabilidade”.
Outra palestra de destaque foi “Conflitos Judiciais entre Arbitragem e Perícia”, ministrada por Alexandre Alves Lazzarini - desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo-TJSP e moderada pelo Acadêmico da APC, José Vanderlei Masson dos Santos, que também é presidente da Apejesp.
A perícia é realizada quando há necessidade de levantamento ou apuração de algum dado ou informação, que dependa de um especialista apto a opinar documentalmente sobre determinada questão no âmbito judicial ou extrajudicial, por meio de resposta a quesitos determinados.
A arbitragem pode ser feita quando duas partes discordam sobre algum ponto de conflito e decidem buscar a avaliação neutra da causa para a resolução de divergências. A mediação e a conciliação podem ser judiciais ou extrajudiciais, já a arbitragem exclui a possibilidade da via judicial, mas o compromisso para aceitá-la pode ocorrer em juízo.
O painelista abordou a atuação da perícia na arbitragem e os conflitos disso decorrentes, considerando as disposições do Código de Processo Civil e da Lei de Arbitragem. O Acadêmico Masson fez várias intervenções, contribuindo para a melhor compreensão do tema em debate.
O tema “Governança Corporativa e Sustentabilidade – ODS e Impactos Imediatos nas Empresas e Negócios” também foi abordado durante o evento pelos profissionais: Pedro Augusto de Melo, que é Acadêmico da APC e CEO do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC e Eduardo Flores - coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade-CBPS. A apresentação contou com a moderação da Acadêmica da APC, Elionor Farah Jreige Weffort, que é doutora em Controladoria e Contabilidade.
ODS é a sigla para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte do pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015. Para os palestrantes o que se busca com os ODS é “melhorar a condição humana” e “é um desafio multigeracional”, conforme disse Flores.
“Hoje, modelos de negócio precisam comprovar condições de sustentabilidade para conseguir empréstimo do BNDES, por exemplo”, esclareceu Melo. O papel do contador é extremamente importante no momento em que foram publicadas as normas SR1 e SR2, que devem ser obedecidas nos relatórios de sustentabilidade.
Para Flores e Melo, a sustentabilidade não afeta somente as empresas, mas também a sociedade, porque todos seremos afetados em médio e longo prazos.
Para a Acadêmica Elionor, o tema, de grande validade, será um dos assuntos que mais constarão na agenda dos profissionais da contabilidade.
A 28ª CONVECON também falou sobre “Tecnologia e Sustentabilidade” com a palestrante Sílvia Vilas Boas - vice-presidente de Finanças, Estratégia, Governança Executiva e Escritório de Transformação da Natura & CO América Latina e condução do Acadêmico José Aparecido Maion - presidente do CRCSP.
Sílvia Vilas Boas apresentou dados sobre a implantação de ações sustentáveis e como a Natura trilhou sua jornada pela sustentabilidade, com políticas que abrangem toda a operação, o processo de gestão e a própria filosofia da Natura & CO.
A representante da Natura & CO América Latina trouxe ao público informações sobre o modelo de negócio da empresa, ancorado em bioativos da Amazônia e no relacionamento com comunidades tradicionais, apresentou cases de produtos da Natura, falou sobre os sistemas agroflorestais e regenerativos que integram a cadeia de valor da marca e discorreu sobre a importância dos índices e ferramentas de mensuração para o sucesso das ações ambientais da empresa.
“Este painel nos mostrou na prática como aplicar políticas de ESG e promover a inclusão nas empresas. A Sílvia nos apresentou de forma muito clara e transparente que é possível contribuirmos para um mundo melhor”, elogiou o presidente Maion ao final da palestra.
Na ocasião, os profissionais Cristiane Lana Silva - mãe, esposa, triatleta, maratonista, administradora de empresas, contadora, coach, mentora e terapeuta e o Acadêmico da APC, José Heleno Mariano - presidente em exercício da Fecontesp debaterão o assunto “Emoção x Razão na Tomada de Decisão e Seus Impactos nos Investimentos”.
O processo de tomada de decisão e a influência da razão e da emoção nas nossas escolhas em relação aos investimentos que fazemos foram o cerne da apresentação de Cristiane Lana Silva na 28ª CONVECON.
“Muitas vezes, o profissional é contratado para fazer um planejamento financeiro, por exemplo, e entrega uma planilha ao seu cliente, sem se preocupar com o mindset, com aspectos psicológicos que influenciam muito na tomada de decisões”, exemplificou Cristiane no início da apresentação.
Com referências em obras como Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman, Cristiane ressaltou que, apesar de pretendemos ser racionais e acreditarmos basear nossas escolhas financeiras em fatos e análises, os vieses cognitivos que possuímos, ainda que atuem de forma inconsciente, afetam diretamente as nossas decisões. “Compreender estes conceitos irá ajudar vocês a tomarem decisões mais assertivas, evitando assim cair em armadilhas cognitivas”, explicou a painelista.
“Este tema é muito importante porque, mesmo sendo especialistas em nossas áreas de atuação, muitos profissionais da contabilidade ainda negligenciam estes aspectos. Mas o gestor que não é da área contábil tem ainda mais dificuldades para compreender estes conceitos e nós, profissionais da contabilidade, podemos auxiliar nossos clientes a adotá-los em seu dia a dia”, orientou o Acadêmico José Heleno Mariano.
Espaço Arena, Stand Up Comedy e Encerramento
Paralelamente à programação principal, a 28ª CONVECON conta com o Espaço Arena que, nos três dias de evento, traz vinte painéis com especialistas, representantes das empresas patrocinadoras da Convenção e com os membros das Comissão CRCSP Jovem, CRCSP Mulher e das Subcomissões de Governança Corporativa, Ação Ambiental e Sustentabilidade, Desenvolvimento Social e de Diversidade e Inclusão da Comissão ASG do CRCSP.
Para encerrar o dia repleto de novos conhecimentos, os convencionais assistiram ao show de stand up comedy de Fabiano Cambota, um dos maiores humoristas da atualidade.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Raicoski - com informações da Equipe de Comunicação do CRCSP
Edição Lenilde Plá de León