Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmicos compartilham conhecimentos na 28ª CONVECON

No dia 17 de outubro de 2023, aconteceu o segundo dia da 28ª CONVECON, maior evento contábil do Estado de São Paulo. Com 11 palestras e 26 painelistas e mediadores, o evento trouxe painéis sobre tecnologia, governança, sustentabilidade e temas que já despontam como as tendências que farão parte do dia a dia dos profissionais da contabilidade no Brasil e no mundo.

Participação dos Acadêmicos

Os Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Marta Pelúcio - sócia da Praesum Contabilidade Internacional e José Aparecido Maion - presidente do CRCSP, participaram do painel “A Tecnologia e seus Impactos no Cenário Contábil”, que também contou com a explanação de Carlos Alberto Baptistão - presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP e Laudelino Jochem - presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná-CRCPR.

Nas últimas décadas, como nunca antes visto, as transformações tecnológicas têm afetado praticamente todos os aspectos da sociedade, na maneira como se vive, se trabalha e se comunica. Neste contexto, a Contabilidade é uma das áreas mais impactadas e tem se reinventado com o tempo.  

Para os painelistas, até há pouco tempo se discutia se a tecnologia e a robotização iriam causar a extinção da profissão contábil. Hoje, sabe-se que elas não são uma ameaça à Contabilidade, mas sim uma aliada poderosa. Não substituem o conhecimento humano e a interpretação das nuances financeiras e dados corporativos, mas sim complementam e aprimoram o trabalho dos contadores, trazendo mais produtividade, escalabilidade e permite empregar esforços e inteligência no que realmente importa, que é agregar valor genuíno ao cliente. 

“É preciso abrir as mentes”, disse Jochem. “As pessoas têm que estar alertas para a evolução”, disse Baptistão. “Não tenham medo de tecnologia”, opinou a Acadêmica, Marta Pelúcio.

Mediador do Painel, o Acadêmico e presidente do CRCSP, Maion elogiou os palestrantes e reforçou a necessidade de trazer a tecnologia para o dia a dia, “com a expertise do profissional da contabilidade”.

Outra palestra de destaque foi “Conflitos Judiciais entre Arbitragem e Perícia”, ministrada por Alexandre Alves Lazzarini - desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo-TJSP e moderada pelo Acadêmico da APC, José Vanderlei Masson dos Santos, que também é presidente da Apejesp.

A perícia é realizada quando há necessidade de levantamento ou apuração de algum dado ou informação, que dependa de um especialista apto a opinar documentalmente sobre determinada questão no âmbito judicial ou extrajudicial, por meio de resposta a quesitos determinados.

A arbitragem pode ser feita quando duas partes discordam sobre algum ponto de conflito e decidem buscar a avaliação neutra da causa para a resolução de divergências. A mediação e a conciliação podem ser judiciais ou extrajudiciais, já a arbitragem exclui a possibilidade da via judicial, mas o compromisso para aceitá-la pode ocorrer em juízo.

O painelista abordou a atuação da perícia na arbitragem e os conflitos disso decorrentes, considerando as disposições do Código de Processo Civil e da Lei de Arbitragem. O Acadêmico Masson fez várias intervenções, contribuindo para a melhor compreensão do tema em debate.

O tema “Governança Corporativa e Sustentabilidade – ODS e Impactos Imediatos nas Empresas e Negócios” também foi abordado durante o evento pelos profissionais: Pedro Augusto de Melo, que é Acadêmico da APC e CEO do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC e Eduardo Flores - coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade-CBPS. A apresentação contou com a moderação da Acadêmica da APC, Elionor Farah Jreige Weffort, que é doutora em Controladoria e Contabilidade.

ODS é a sigla para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte do pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015. Para os palestrantes o que se busca com os ODS é “melhorar a condição humana” e “é um desafio multigeracional”, conforme disse Flores.

“Hoje, modelos de negócio precisam comprovar condições de sustentabilidade para conseguir empréstimo do BNDES, por exemplo”, esclareceu Melo. O papel do contador é extremamente importante no momento em que foram publicadas as normas SR1 e SR2, que devem ser obedecidas nos relatórios de sustentabilidade.

Para Flores e Melo, a sustentabilidade não afeta somente as empresas, mas também a sociedade, porque todos seremos afetados em médio e longo prazos.

Para a Acadêmica Elionor, o tema, de grande validade, será um dos assuntos que mais constarão na agenda dos profissionais da contabilidade.

A 28ª CONVECON também falou sobre “Tecnologia e Sustentabilidade” com a palestrante Sílvia Vilas Boas - vice-presidente de Finanças, Estratégia, Governança Executiva e Escritório de Transformação da Natura & CO América Latina e condução do Acadêmico José Aparecido Maion - presidente do CRCSP.

Sílvia Vilas Boas apresentou dados sobre a implantação de ações sustentáveis e como a Natura trilhou sua jornada pela sustentabilidade, com políticas que abrangem toda a operação, o processo de gestão e a própria filosofia da Natura & CO.

A representante da Natura & CO América Latina trouxe ao público informações sobre o modelo de negócio da empresa, ancorado em bioativos da Amazônia e no relacionamento com comunidades tradicionais, apresentou cases de produtos da Natura, falou sobre os sistemas agroflorestais e regenerativos que integram a cadeia de valor da marca e discorreu sobre a importância dos índices e ferramentas de mensuração para o sucesso das ações ambientais da empresa.

“Este painel nos mostrou na prática como aplicar políticas de ESG e promover a inclusão nas empresas. A Sílvia nos apresentou de forma muito clara e transparente que é possível contribuirmos para um mundo melhor”, elogiou o presidente Maion ao final da palestra.

Na ocasião, os profissionais Cristiane Lana Silva - mãe, esposa, triatleta, maratonista, administradora de empresas, contadora, coach, mentora e terapeuta e o Acadêmico da APC, José Heleno Mariano - presidente em exercício da Fecontesp debaterão o assunto “Emoção x Razão na Tomada de Decisão e Seus Impactos nos Investimentos”.

O processo de tomada de decisão e a influência da razão e da emoção nas nossas escolhas em relação aos investimentos que fazemos foram o cerne da apresentação de Cristiane Lana Silva na 28ª CONVECON.

“Muitas vezes, o profissional é contratado para fazer um planejamento financeiro, por exemplo, e entrega uma planilha ao seu cliente, sem se preocupar com o mindset, com aspectos psicológicos que influenciam muito na tomada de decisões”, exemplificou Cristiane no início da apresentação.

Com referências em obras como Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman, Cristiane ressaltou que, apesar de pretendemos ser racionais e acreditarmos basear nossas escolhas financeiras em fatos e análises, os vieses cognitivos que possuímos, ainda que atuem de forma inconsciente, afetam diretamente as nossas decisões. “Compreender estes conceitos irá ajudar vocês a tomarem decisões mais assertivas, evitando assim cair em armadilhas cognitivas”, explicou a painelista.

 “Este tema é muito importante porque, mesmo sendo especialistas em nossas áreas de atuação, muitos profissionais da contabilidade ainda negligenciam estes aspectos. Mas o gestor que não é da área contábil tem ainda mais dificuldades para compreender estes conceitos e nós, profissionais da contabilidade, podemos auxiliar nossos clientes a adotá-los em seu dia a dia”, orientou o Acadêmico José Heleno Mariano.

Espaço Arena, Stand Up Comedy e Encerramento

Paralelamente à programação principal, a 28ª CONVECON conta com o Espaço Arena que, nos três dias de evento, traz vinte painéis com especialistas, representantes das empresas patrocinadoras da Convenção e com os membros das Comissão CRCSP Jovem, CRCSP Mulher e das Subcomissões de Governança Corporativa, Ação Ambiental e Sustentabilidade, Desenvolvimento Social e de Diversidade e Inclusão da Comissão ASG do CRCSP.

Para encerrar o dia repleto de novos conhecimentos, os convencionais assistiram ao show de stand up comedy de Fabiano Cambota, um dos maiores humoristas da atualidade.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Raicoski - com informações da Equipe de Comunicação do CRCSP

Edição Lenilde Plá de León