Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmicos comemoram Dia do Profissional da Contabilidade no Sindcont-SP

Desde o dia 25 de abril de 1926, há exatos 93 anos, o Dia do Contabilista continua sendo um grande acontecimento para a classe contábil, cujas lideranças se reúnem para festejar a data instituída pelo contador e senador João Lyra Tavares.

Neste ano de 2023, como tradicionalmente acontece, a comemoração na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, onde lideranças da classe contábil, representantes dos órgãos públicos, parlamentares, coordenadores dos cursos de Ciência Contábil de renomadas instituições de ensino, e os alunos que foram agraciados com o Prêmio Professor Hilário Franco, ofertado pela Entidade, estavam presentes.

A mesa solene das comemorações foi composta por Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; o Acadêmico José Aparecido Maion, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, que no ato falou pelas Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; o Acadêmico José Heleno Mariano, vice-presidente de Administração da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, representando a presidente da Fecontesp e também Acadêmica, Telma Tiberio Gouveia; o Acadêmico José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, em representação ao presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior; o Acadêmico Alexandre Sanches Garcia, pró-reitor de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap, que representou o Reitor Ronaldo Fróes de Carvalho; Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP na Gestão 2020-2022; e Edir Sales, vereadora por São Paulo, também representando o prefeito municipal Ricardo Nunes.

Pronunciamentos

O Acadêmico José Aparecido Maion, presidente do CRCSP foi o primeiro a se pronunciar, falando em nome dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, enfatizando a importância do Prêmio Professor Hilário Franco: “Além do seu relevante papel sindical, entendemos que esta premiação do Sindcont-SP favorece os profissionais e estudantes da Contabilidade”.  .

A vereadora Edir Sales, em nome do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, falou de sua alegria de mais um ano comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade no Sindcont-SP, visto que ela inaugurou as comemorações da data, na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 13 de abril, ofertando o Diploma Oficial da Câmara Municipal às lideranças da classe, onde estava incluso o presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Domingos Orestes Chiomento.

“Os Contadores são peças chaves para a manutenção da transparência e legalidade dos negócios; eles garantem que as empresas estejam em conformidade com as leis contábeis e tributárias, evitando problemas com o fisco e protegendo os empreendedores de possíveis multas e penalidades”, sentenciou.

O Acadêmico Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC, subiu a tribuna, na sequência, para destacar o valor da profissão. “Na data de hoje, a nossa profissão tem a oportunidade de mostrar para a sociedade o seu valor, o compromisso com a informação contábil, clara e verdadeira e a transparência que influi na tomada de decisões estratégicas. Isso torna a nossa profissão tão importante. O conhecimento que o profissional da Contabilidade detém é reconhecido em todas as atividades. E cabe a cada um de nós sermos cada vez mais reconhecidos e valorizados naquilo que fazemos”.

Premiações:

Como tradicionalmente acontece, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, todos os anos, por ocasião das comemorações do Dia do Profissional da Contabilidade, faz a entrega do Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade, a cinco estudantes dos cursos de Ciências Contábeis do Estado, incentivando-os a produzirem trabalhos técnicos, científico e acadêmico, sobre temas atuais da Contabilidade.

Em sua 22ª Edição, foram vencedores: 1º lugar - Eduardo Gomes de Souza, aluno da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, com o trabalho de conclusão de curso "Uma comparação de iniciativas ASG (Ambiental, Social e Governança Corporativa”; 2º lugar Tayná Isabelle Brandão Mendes, aluna da Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, autora da monografia "Os efeitos da indústria 4.0 na contabilidade tributária sob a perspectiva de discentes de contabilidade e profissionais da área”; 3º lugar - o aluno Victor José Lopes, da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, com o trabalho "As Companhias Abertas estão observando os requerimentos de divulgação previstos no CPC 21 (R1)?"; 4º lugar - Adriane Rodrigues Soares Lacerda, aluna da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, com o trabalho "As contribuições da contabilidade gerencial para a agenda ESG"; e 5º lugar - Rinaldo Alves de Lima Neto, estudante da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP, com o trabalho: “Auditoria independente no futebol brasileiro: Análise dos Relatórios de Auditoria".

Todos os trabalhos foram submetidos a rígidos critérios de avaliação, por profissionais da Contabilidade e professores, entre eles os Acadêmicos: Adriano Gilioli, Marta Cristina Pelucio Grecco e Walter Arnaldo Andreoli, que atuaram juntamente com os contadores Nobuya Yomura Almir da Silva Mota.

Bolsa de Estudos da Feca

Em parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP concedeu também este ano, durante as comemorações do Dia do Contabilista, mais uma bolsa de estudos integral de pós-graduação a um associado da Entidade.

Este ano, a agraciada foi a profissional Elaine Pacheco de Magalhães, que recebeu a bolsa de estudos, no valor de aproximadamente R$ 30 mil, das mãos do presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon e do pró-reitor e coordenador de Graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap, e Acadêmico, Alexandre Sanches Garcia.

Em suas palavras, o Acadêmico Alexandre Garcia comentou que a Fundação tem uma história muito forte com o Sindicato, “nossa responsabilidade é manter o que foi acordado há mais de 20 anos, um valioso incentivo à continuidade dos estudos”.

Na ocasião, o presidente do Sindcont-SP, contador Geraldo Carlos Lima teve sua foto oficial inaugurada na Galeria dos Presidentes da Entidade.

O presidente Claudinei Tonon, encerrou as comemorações, com agradecimentos aos presentes, e cumprimentos a todos, enfatizando: “Convido a todos a refletiram sobre a importância de nos prepararmos para essa nova realidade, lembrando que o nosso trabalho traz em si uma relevante função social, porque ao ajudarmos as empresas a se manterem no mercado e a prosperarem, estaremos contribuindo para a geração de empregos, a distribuição de renda, e para uma economia equânime e justa.

Lideranças presentes ao evento:

Carlos Alberto Baptistão - presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo-Sescon-SP; e da Associação das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo-Aescon-SP; Marco Antonio de Carvalho Fabbri - presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil-Ibracon - 5ª Seção Regional; Domingos Orestes Chiomento - presidente da Academia Paulista de Contabilidade- APC acompanhado dos Acadêmicos já citados e também de Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, Marta Cristina Pelucio Grecco, João Aleixo, Marcio Massao Shimomoto, Sergio Prado de Mello, Valmir Leôncio da Silva e Antoninho Marmo Trevisan, entre outros. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

Texto: Lenilde De León