CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Um dos componentes da mesa solene das comemorações dos 70 anos de fundação do Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis - CEDFC do Sindcont-SP, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade - APC, Domingos Orestes Chiomento, disse estar muito feliz em fazer parte de mais este evento que incentiva o conhecimento e o engrandecimento da classe contábil.
A cerimônia foi realizada na noite da quarta-feira (25), na sede do Sindcont-SP.
O presidente estava acompanhado de outros Acadêmicos, que também prestigiaram o evento, tais como: José Serafim Abrantes; José Donizete Valentina; Sergio Prado de Mello e Gildo Freire de Araújo.
Presente no evento,o deputado estadual Itamar Borges relembrou a trajetória do Sindicato e a sua importância para a classe contábil, bem como a sua grande contribuição com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, a qual preside, enfatizando que os profissionais da Contabilidade foram fundamentais na fundamentação da Reforma Tributária.
“Vivemos um momento muito importante, no qual pretendemos revogar as leis que atrapalham a vida do contador, das empresas e da sociedade. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está promovendo o Revogaço, pois já identificamos mais de 200 leis que estão com sinal verde para serem revogadas. E esperamos contar com as sugestões da classe contábil para que estas mudanças sejam realmente efetivas.”
Já a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, agradeceu ao Sindcont-SP por proporcionar projetos que contribuem de maneira tão significativa para o aperfeiçoamento profissional de tantos profissionais de Contabilidade. E aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participarem da 26ª Convenção Estadual dos Profissionais da Contabilidade, que acontecerá no período de 04 a 06 de novembro próximo.
Medalha Luiz Fernando Mussolini
Durante as comemorações, os contadores Nelson Gonçalves Jacintho e Edinice da Silva Costa foram agraciados com a Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini, outorga que desde 2007 homenageia associados ou não associados que contribuem direta ou indiretamente para o fortalecimento e enaltecimento do CEDFC. Ambos agradeceram a honra da Medalha e disseram-se emocionados por passar a fazer parte de tão seleta galeria.
O presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, encerrou os pronunciamentos cumprimentando a todos os homenageados e relembrando que neste ano de 2019 o Sindicato completou o seu centenário, no dia 19 de julho, e que muitas ações estão sendo realizadas em razão desta tão marcante dada.
“Nesta noite, além dos 100 anos do Sindcont-SP, estamos festejando os 70 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis de São Paulo; os 15 anos do Centro de Estudos de São Bernardo do Campo; os dois anos do Centro de Estudos de São Caetano do Sul; e o primeiro ano do núcleo do CEDFC de Taboão da Serra, todos voltados ao estudo das leis e cooperação entre os pares. Os Centros de Estudos do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo são poderosas ferramentas fundamentais para auxiliar os contadores em seus trabalhos diários”.
Compuseram a mesa da solenidade: Antonio Eugenio Cecchinato; presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Antonio Inácio Barbosa, presidente do CEDFC; Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo -CRCSP; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp; Itamar Borges, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo; Arthur Verna, presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis no ano de 1973; e Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade - IPC.