CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 23 de fevereiro de 2023, o Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Antoninho Marmo Trevisan, participou do Fórum Futuro da Governança Fiscal que aconteceu de 22 a 24 de fevereiro, em Lisboa, Portugal.
Na ocasião, o Acadêmico Trevisan foi um dos convidados do painel para debater o tema “Perspectivas para o Brasil: Políticas Fiscais”, ao lado dos profissionais Giovanna Victer, secretária de Fazenda e Gestão de Salvador, Heleno Torres, professor de Direito Financeiro da USP, Vilma Pinto, diretora da Instituição Fiscal Independente e Gustavo Sabóia, secretário Geral da Mesa do Senado Federal, que ficou encarregado de moderar a palestra.
Trevisan apresentou sua perspectiva sobre o tema da integração dos Conselhos Regionais de Contabilidade como difusores das performances públicas estaduais e o Conselho Federal de Contabilidade-CFC como integrador da contabilidade Pública. Ele também explicou como as Academias de Contabilidade podem ser agentes de melhoria dos modelos de controle e difusão dos orçamentos estaduais e federal.
Ele também defendeu a visão de que quanto mais cooperações existirem entre o setor público e o sistema contábil melhores resultados serão alcançados.
A plateia deste Fórum foi formada por membros do FMI, BID, Tribunais de Contas, Secretários da Fazenda de Estados e municípios, ministros e ex-ministros, diretores do Banco Central, economistas e advogados.
O evento
O Fórum Futuro da Governança Fiscal teve como objetivo discutir questões do debate fiscal atual no cenário mundial e, especialmente, no brasileiro. Este caso específico, exige uma atenção especial para o federalismo fiscal, que passa a lidar com os desafios trazidos pela revolução digital e o pós-covid. A transformação digital dos governos pode constituir uma solução para muitos dos desafios. Um novo arcabouço institucional para as finanças públicas já vinha sendo discutido na Europa e no resto do mundo e agora se tornou exigência legislativa no Brasil. Aspectos conceituais e teóricos, experiências internacionais selecionadas e perspectivas brasileiras, foram os três painéis de cada dia temática da agenda de cada dia do evento.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Bruna Raicoski
EDIÇÃO: Lenilde Plá De León