Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Trevisan participou de Fórum em Portugal sobre Perspectivas para o Brasil: Políticas Fiscais

No dia 23 de fevereiro de 2023, o Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Antoninho Marmo Trevisan, participou do Fórum Futuro da Governança Fiscal que aconteceu de 22 a 24 de fevereiro, em Lisboa, Portugal.

Na ocasião, o Acadêmico Trevisan foi um dos convidados do painel para debater o tema “Perspectivas para o Brasil: Políticas Fiscais”, ao lado dos profissionais Giovanna Victer, secretária de Fazenda e Gestão de Salvador, Heleno Torres, professor de Direito Financeiro da USP, Vilma Pinto, diretora da Instituição Fiscal Independente e Gustavo Sabóia, secretário Geral da Mesa do Senado Federal, que ficou encarregado de moderar a palestra.

Trevisan apresentou sua perspectiva sobre o tema da integração dos Conselhos Regionais de Contabilidade como difusores das performances públicas estaduais e o Conselho Federal de Contabilidade-CFC como integrador da contabilidade Pública. Ele também explicou como as Academias de Contabilidade podem ser agentes de melhoria dos modelos de controle e difusão dos orçamentos estaduais e federal.

Ele também defendeu a visão de que quanto mais cooperações existirem entre o setor público e o sistema contábil melhores resultados serão alcançados.

A plateia deste Fórum foi formada por membros do FMI, BID, Tribunais de Contas, Secretários da Fazenda de Estados e municípios, ministros e ex-ministros, diretores do Banco Central, economistas e advogados.

O evento

O Fórum Futuro da Governança Fiscal teve como objetivo discutir questões do debate fiscal atual no cenário mundial e, especialmente, no brasileiro. Este caso específico, exige uma atenção especial para o federalismo fiscal, que passa a lidar com os desafios trazidos pela revolução digital e o pós-covid. A transformação digital dos governos pode constituir uma solução para muitos dos desafios. Um novo arcabouço institucional para as finanças públicas já vinha sendo discutido na Europa e no resto do mundo e agora se tornou exigência legislativa no Brasil. Aspectos conceituais e teóricos, experiências internacionais selecionadas e perspectivas brasileiras, foram os três painéis de cada dia temática da agenda de cada dia do evento.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

EDIÇÃO: Lenilde Plá De León