CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 11 de março, o membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Antoninho Marmo Trevisan e a também contadora Silvia Cavalcante participaram da live "Disrupção contábil, impactos e os desafios da profissão" promovida pela Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC. A atividade contou com a moderação de Sandra Santiago.
Na ocasião, os profissionais da Contabilidade discutiram como a profissão vem se transformando e se moldando à realidade dos últimos tempos.
O Acadêmico Antoninho Marmo Trevisan explicou aos participantes como funciona a metodologia SPIN, que aplica em seus negócios. "Essa metodologia foi criada na década de 80 por Neil Rackham e se baseia em quatro perguntas fundamentais: Situação, Problema, Implicação e Necessidade de solução" para o negócio.
Outro tema abordado pelo Acadêmico da APC foi a Contabilidade Gerencial que pode ser também chamada de Inteligência Contábil. "Quando hoje se questiona sobre a viabilidade de uma empresa frente às paralisações, ao isolamento social, isso está representando um custo. Então, as perguntas que ficam são: quem pagará esse custo? Qual o tamanho desse custo?", e outras, analisou.
Segundo Trevisan, será necessário informar claramente esse cenário de crise aos empresários, analisar e se reinventar diante da realidade e dos recursos tecnológicos.
Ainda dentro deste cenário o Acadêmico contou que a Trevisan Escola de Negócios antecipou a meta de avanço digital em pelo menos cinco anos, por causa da Covid-19. Com o objetivo de acelerar o processo de inovação, a escola adotou um modelo de Educação Digital em 100% de todos os programas de ensino..
De acordo com Silvia Cavalcante o profissional contábil precisa ter uma mente dinâmica e maleável, sempre com o foco na atualização e no aprimoramento, pois o contador é peça fundamental para os negócios públicos e privados.
"Com o home office é importante que os profissionais busquem se atualizar, encontrar parceiros e se empoderar de conhecimento, que é fonte da persuasão e consequentemente do sucesso financeiro. Busquem a valorização", aconselhou Silvia.
Prestigiaram a live os Acadêmicos: Irineu De Mula, Angela Zechinelli Alonso, Valmir Leôncio da Silva, e Gildo Freire de Araújo.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León