Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Pocetti participa de debate na 9ª Semana Paulista da Contabilidade

O Eduardo Augusto Rocha Pocetti, do Conselho de Administração do Ibracon e membro da Academia Paulista de Contabilidade - APC foi um dos debatedores no segundo dia de atividades da 9ª Semana Paulista da Contabilidade, nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, quando o tema em questão foi “A Auditoria e o Mundo Atual”.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, conduziu o debate do qual participaram também os presidentes do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon Nacional, Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna; e do Ibracon - 5ª Seção Regional, e Carlos Augusto Pires.

Já no inicio dos trabalhos, Pocdetti fez questão de destacar: “Há um ano, no centenário da Entidade, eu estava recebendo uma das melhores glórias da minha vida, que foi o título de Contabilista Emérito, nesta Casa”, comentou, aproveitando a oportunidade para saudar o acadêmico Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, que será o homenageado deste ano, ao receber o Título no próximo domingo, dia 18.

Em seu pronunciamento, o acadêmico lembrando que a auditoria é centenária, mas infelizmente o Brasil ainda é muito pouco auditado. Se for compará-lo com os Estados Unidos, por exemplo, a receita obtida, no ano passado, foi de US$ 110 bilhões; sendo no Brasil, apenas US$ 2 bilhões. “O auditor é colocado à prova o tempo todo, em tudo o que ele faz, a começar pelo Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes – Cnai e várias outras avaliações. A nossa profissão é extremamente regulamentada e exige dos profissionais e das empresas de auditoria, independentemente do porte, treinamento, educação continuada e tecnologia”.

Desafios

Já Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, presidente do Ibracon Nacional falou a respeito dos 10 principais desafios atuais da profissão de auditor independente: avanço da tecnologia; o uso de especialistas nos serviços de auditoria; procedimentos para detecção de erros e fraudes; aumento dos riscos; complexidade do trabalho e necessidade de mais investimentos; elaboração das normas para os novos profissionais; exigência de reguladores; questões tributárias, as quais, inclusive, estão em pauta na nossa sociedade por causa da reforma; imutação de responsabilidade [uma entidade, quando bem gerida, constrói controles internos que preveem processos de independência e revisão]; e, por fim, o protagonismo da profissão: “Principalmente neste ano de dificuldade por causa da pandemia da covid-19, houve mudanças bruscas e os auditores se mostraram profissionais de primeira necessidade, orientando as empresas a se manterem no mercado, provando estar em consonância com os interesses dos poderes públicos e da sociedade em geral”.

Por sua vez, Carlos Augusto Pires, presidente do Ibracon São Paulo, enfatizou que todos os desafios elencados pelo colega requerem respostas rápidas e precisas, porque “temos como princípio traduzir as entrelinhas do cenário econômico para a comunidade empresarial e para o mercado de ações”.

Na avaliação de Pires, nós estamos vivendo em uma sociedade em plena transformação, e agora é necessário que o auditor seja um profissional versátil, com muito conhecimento técnico contábil. 

Na ocasião, as quatro lideranças contábeis analisaram os principais desafios da Lei nº 11.638, que modificou a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6404/76) e traz novos dispositivos para a mesma e do órgão que integra o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, que foi criado justamente para auxiliar no processo de reconstrução, quando a auditoria independente passou a ser obrigatória para as empresas de capital aberto.

Novidades anunciadas

Com a participação dos associados e profissionais contábeis pelo YouTube, o debate ficou ainda mais esclarecedor e, uma das questões apresentadas, por exemplo, foi sobre a auditoria na Contabilidade Pública.

Prontamente, Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna comentou que o Ibracon Nacional está fechando um convênio com o Tribunal de Contas da União – TCU para oferecer um treinamento aos membros do grupo que trabalham na implementação das Ipsas [Normas Internacionais da Contabilidade para o Setor Público] nos tribunais.

E Geraldo Carlos Lima aproveitou a deixa para lembrar que há muito trabalho pela frente, uma vez que são 42 Ipsas, sendo que 30 delas já estão sendo executadas. Também comunicou: “E nós também temos uma grande novidade neste sentido: a partir do ano que vem, teremos palestras e cursos para formar contadores públicos”, afirmou o presidente da Casa do Saber Contábil.

Também foram questionados: a expansão da auditoria para pequenas e médias empresas; a atuação do Ibracon para a amplificação da auditoria para as PMEs, tendo em vista a relação auditor/habitantes, como é o caso do Brasil; se seria possível, por meio da auditoria, reconhecer a existência de caixa dois ou contratos fraudulentos; e como mudar o cenário para as áreas de auditoria e contabilidade andarem mais juntas.

9ª Semana Paulista da Contabilidade continua neste sábado, 17/10

A 9ª Semana Paulista da Contabilidade continua neste sábado, dia 17 de outubro, a partir das 9 horas, com uma palestra da AlterData e, na sequência, a entrega do Prêmio Professor Hilário Franco e da Bolsa de Estudos de Pós-Graduação da Fecap aos ganhadores de 2020.

DE LEON COMUNICAÇÕES

http://www.deleon.com.br/

Texto: Danielle Ruas

Fotos: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde Plá De León