Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Pocetti defende a presença do Contador nos conselhos de administração e órgãos públicos

Os membros da Academia Paulista de Contabilidade – APC estão cada dia contribuindo mais para a disseminação do conhecimento técnico e prático das Ciências Contábeis.

O Acadêmico da APC, Eduardo Augusto Rocha Pocetti,, com a moderação da também Acadêmica, Angela Zechinelli Alonso, participou do painel interativo “O papel do Contador nos conselhos de administração e fiscal e nos comitês de auditoria das empresas”, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, no dia 16 de junho, com  transmissão pelo Canal do Youtube do CRCSP,

O Acadêmico Pocetti abordou o assunto ao lado do profissional de Auditoria Guy Almeida Andrade, defendendo maior presença dos contadores dentro dos conselhos administrativos das empresas e nos órgãos públicos.

Eduardo Augusto Rocha Pocetti destecou os espaços que são pouco ocupados. “A Contabilidade esta presente em tudo, é parte integrante dos negócios,  e o contador é a figura preponderante nas organizações, portanto o fato de ocupar a governança precisa acontecer de forma mais fluída”.

O palestrante Guy Almeida Andrade, por sua vez, disse que existe um espaço enorme para o contador buscar ocupar esses cargos, porque o conhecimento do profissional da Contabilidade é de negócios. “O processo de governança lida com prestação de contas, transparência e controle de informações, e o contador é o único profissional que tem essas informações e esse domínio”.

Os painelistas também falaram sobre a importância da presença dos contadores na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, já que o órgão regulador hoje abriga basicamente advogados.

Segundo Guy, o órgão de nomeação é do Ministério da Fazenda, o que não deixa de ser um tribunal, mas relembrou que contadores já estiveram neste colegiado e representaram muito bem a classe contábil. “Precisamos atuar mais fortemente para entrar nesses órgãos e ter uma pessoa que represente a classe, exponha, discuta e defenda as questões contábeis”, afirmou.

O Acadêmico da APC insistiu que ainda falta uma participação maior dos contabilistas nestes cargos.“Precisamos de um profissional que trabalhe como membro efetivo da cvm fazendo parte do colegiado, é primordial para o mercado de capitais, o sistema financeiro e para a classe contábil. Sabemos que não é fácil indicar nomes, mas o Conselho Federal de Contabilidade - CFC deve pensar nisso e apresentar contadores devidamente capacitados para ocupar estes cargos”, enfatizou Pocetti.

Ambos o palestrantes sugeriram que esse movimento da presença de contadores em órgãos públicos deve fazer parte da politica dos diferentes conselhos regionais e Conselho Federal de Contabilidade.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León