CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Os membros da Academia Paulista de Contabilidade – APC estão cada dia contribuindo mais para a disseminação do conhecimento técnico e prático das Ciências Contábeis.
O Acadêmico da APC, Eduardo Augusto Rocha Pocetti,, com a moderação da também Acadêmica, Angela Zechinelli Alonso, participou do painel interativo “O papel do Contador nos conselhos de administração e fiscal e nos comitês de auditoria das empresas”, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, no dia 16 de junho, com transmissão pelo Canal do Youtube do CRCSP,
O Acadêmico Pocetti abordou o assunto ao lado do profissional de Auditoria Guy Almeida Andrade, defendendo maior presença dos contadores dentro dos conselhos administrativos das empresas e nos órgãos públicos.
Eduardo Augusto Rocha Pocetti destecou os espaços que são pouco ocupados. “A Contabilidade esta presente em tudo, é parte integrante dos negócios, e o contador é a figura preponderante nas organizações, portanto o fato de ocupar a governança precisa acontecer de forma mais fluída”.
O palestrante Guy Almeida Andrade, por sua vez, disse que existe um espaço enorme para o contador buscar ocupar esses cargos, porque o conhecimento do profissional da Contabilidade é de negócios. “O processo de governança lida com prestação de contas, transparência e controle de informações, e o contador é o único profissional que tem essas informações e esse domínio”.
Os painelistas também falaram sobre a importância da presença dos contadores na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, já que o órgão regulador hoje abriga basicamente advogados.
Segundo Guy, o órgão de nomeação é do Ministério da Fazenda, o que não deixa de ser um tribunal, mas relembrou que contadores já estiveram neste colegiado e representaram muito bem a classe contábil. “Precisamos atuar mais fortemente para entrar nesses órgãos e ter uma pessoa que represente a classe, exponha, discuta e defenda as questões contábeis”, afirmou.
O Acadêmico da APC insistiu que ainda falta uma participação maior dos contabilistas nestes cargos.“Precisamos de um profissional que trabalhe como membro efetivo da cvm fazendo parte do colegiado, é primordial para o mercado de capitais, o sistema financeiro e para a classe contábil. Sabemos que não é fácil indicar nomes, mas o Conselho Federal de Contabilidade - CFC deve pensar nisso e apresentar contadores devidamente capacitados para ocupar estes cargos”, enfatizou Pocetti.
Ambos o palestrantes sugeriram que esse movimento da presença de contadores em órgãos públicos deve fazer parte da politica dos diferentes conselhos regionais e Conselho Federal de Contabilidade.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León