CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Na última quinta-feira, 29, o membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Eduardo Pocetti, participou da live promovida pela Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC com o tema “Os atuais desafios da Auditoria no Brasil”. O programa foi transmitido pelo canal do Youtube da Fundação.
Eduardo Pocetti, também é presidente do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon e discorreu sobre o assunto ao lado de Francisco Sant’Anna, que é presidente da Diretoria Nacional Ibracon. O presidente da FBC, Adeíldo Osório, conduziu a moderação do programa.
“Para falar hoje de auditoria e da contabilidade, precisamos destacar os desafios da profissão. O desafio, as adversidades e os obstáculos, são rotineiros em nossa profissão, e precisamos de muita determinação para seguir com esta profissão centenária, da qual, tive e tenho orgulho imenso em exercer”, destacou Pocetti no início de sua apresentação.
Para falar hoje de auditoria, é preciso falar sobre a sua governança, focada em dois principais pilares: a Fundação IFRS e a IFAC”, iniciou Pocetti. Já no Brasil, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão que visa à centralização, a uniformização e a convergência com os padrões internacionais, isto é, com as normas IFRS no Brasil por meio de pronunciamentos aprovados e emitidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Com a Governança que envolve a auditoria e a contabilidade, há o desafio complexo de se manter o protagonismo conquistado na participação da emissão e adoção das normas de contabilidade e auditoria no Brasil.
Dando sequência ao programa, foi a vez de Francisco Sant’Anna, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon abordar um pouco mais sobre o tema com o público.
Sant’Anna elencou alguns dos principais desafios da profissão e destacou que “hoje o grande desafio, é interpretar as exigências do mercado”.
A tecnologia tem sido uma grande aliada do profissional e tem impactado positivamente na profissão. Com o uso das novas tecnologias em suas atividades, o profissional ganhou eficiência e maior produtividade nos trabalhos, mesmo com o aumento de riscos, mas requer uma mudança de mindset do profissional da Contabilidade. Ceticismo Profissional e a Responsabilidade do Auditor, também foram pontos levantados pelo presidente durante o programa.
A apresentação do programa está disponível para visualização no YouTube. Para assistir, clique aqui.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski com informações do Ibracon
Edição: Lenilde De León