CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Na manhã do dia 11 de maio, o Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo – Sindilex promoveu um debate virtual com especialistas para abordar orçamento, dívida pública e cidadania, além das consequências da crise da covid-19 no Brasil. Perdeu? Assista agora!
Na ocasião, o membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Valmir Leôncio da Silva, que também é especialista em Administração Pública e membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP foi o mediador do evento.
Participaram do debate, Odilon Guedes, que é economista, especialista em finanças públicas; professor da FAAP e Faculdades Oswaldo Cruz e conselheiro do Corecon-SP. Guedes iniciou a atividade apresentando o assunto “A crise da Covid-19 e seus impactos no Orçamento Público”. Na sequência, Carmen Bressane que é Advogada e Coordenadora do Núcleo SP da Auditoria Cidadã da Dívida explanou o tema “A dívida pública como entrave ao enfrentamento da crise da Covid-19”.
A transmissão que durou cerca de 1h30, abordou pautas importantes que o País e a sociedade estão vivendo diante dessa pandemia mundial.
O orçamento da União, dos estados, munícipios e a dívida pública, foi um dos assuntos discutidos. O valor de caixa, que apresenta um orçamento de mais de 3 trilhões de reais, evidencia que metade desse orçamento está atrelado a dívida pública, ou seja, deve ser pago.
Segundo os especialistas esses valores já estavam comprometidos, por isso debateram como o governo federal vai fazer para repassar esse dinheiro, sendo que o valor já estava previsto no orçamento.
Também foram expostas quais as receitas que serão prejudicadas nesse momento de pandemia. Além da explicação do que é dívida pública, no que consiste e, pagando essas dívidas podemos quitar outras despesas importantes?
Os palestrantes questionaram o que mais importa neste momento: pagar a dívida pública ou prezar pela vida dos cidadãos que estão sofrendo as consequências da economia e do desemprego.
Foram abordadas também as transferências no fundo de participação dos municípios que somam cerca de 5.570 cidades, onde apenas 1.872, que é equivalente a um terço do fundo, não tem receita própria para poder se manter.
Durante o debate, os palestrantes analisaram o orçamento de guerra; o benefício emergencial, que cerca de 50 milhões de pessoas estão recebendo, e a situação dos 19 milhões de pessoas ainda não foram contempladas e aguardam a ajuda do governo.
Para os interessados no assunto e que não puderam acompanhar a live, a transmissão do debate ficou salva no canal do YouTube do Sindilex e pode ser assistida a qualquer momento.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León