Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Mac-Knight Filippi recebe título de “Contabilista Emérito”

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, concedeu, neste domingo, dia 18 de outubro, o Titulo de “Contabilista Emérito” de 2020, ao profissional contábil do ramo da auditoria e Acadêmico Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.

A solenidade de outorga do título aconteceu na presença de lideranças contábeis de São Paulo e nacional que participaram do quarto dia de atividades da 9ª Semana Paulista de Contabilidade, evento que se iniciou no dia 15 de outubro e se estenderá até o dia 21 do mês, promovendo palestras, workshops, debates e homenagens e premiações.

Nesta mesma ocasião, houve o descerramento da foto do presidente do Sindcont-SP, na gestão 2017 a 2019, Antonio Eugenio Cecchinato, o qual esteve no comando da Entidade no ano do seu Centenário, 2019, e conduziu os festejos do Jubileu de Jequitibá da mais antiga entidade contábil do Estado de São Paulo, a qual apoiou a criação das demais entidades coirmãs. “Essa data ficará marcada para sempre na minha memória e tenho por certo que, também, na memória de vocês”, disse o homenageado.

Título Contabilista Emérito

Ao receber o cobiçado Titulo de “Contabilista Emérito” de 2020, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, foi saudado pelo Acadêmico Sergio Prado de Mello que é seu amigo e companheiro de pescarias. O contador também presidiu o Sindcont-SP na gestão 1999-2001.

Sergio Prado de Mello comentou os feitos de Mac-Knight Filippi em dois aspectos: o profissional, onde ostenta um currículo invejável de trabalhos e feitos em prol da Contabilidade, destacando suas principais atuações, como por exemplo: ex-presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon (5ª. Regional); membro do Instituto Brasileiro de Atuária; conselheiro suplente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis; e da Academia Paulista de Contabilidade-APC; Professor “Honoris Causa” – FECAP (Álvares Penteado); membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade; vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP; e presidente na gestão 2014-2015.

De sua vida pessoal assegurou ser um esposo amoroso e cuidadoso, já completou 60 anos de casado, com  Myrian Rita Fonseca Filippi, pai exemplar e amparador e amigo confiável de todas as horas, sejam nos associações que participaram ou nas inesquecíveis pescarias que fizeram juntos.

Após ter seu nome incluído na honrosa Galeria dos Contabilistas Eméritos, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi agradeceu pela deferência do seu nome, e fez um longo discurso, no qual mencionou suas participações no Observatório Social do Brasil - uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, voltada ao melhor desempenho das ações sociais.

Mac-Knight Filippi falou também da crise global provocada pelo coronavirus, que causou perdas pessoais e profissionais, apresentando um estudo onde indaga como o mundo vai se recuperar dessa hecatombe que atingiu a todos. Segundo ele, após elencar uma série de fatores, cabe aos profissionais da Contabilidade participarem de reuniões e apresentarem os seus pontos de visto de acordo com as suas ideias. “Devem conhecer as operações nacionais e internacionais para produzir peças contábeis confiáveis. Pois um conjunto de informações é mais importante do que um valor ou um número,” acrescentando que:” Ser um profissional da Contabilidade é tarefa de gente grande – de missionário.”

Presenças:

Estavam presentes ao evento, e saudarem os homenageados, a vereadora Edir Sales, o Contabilista Emérito Arnaldo Faria de Sá, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo–CRCSP, Jose Donizete Valentina, e o presidente da Federação Nacional de Serviços Contábeis - Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior.

E também os Acadêmicos: Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Antoninhoo Marmo Trevisan,  Sergio Prado de Melo, Walter Arnaldo Andreoli, José Donizete Valentina, Eduardo Augusto Rocha Pocetti e João Aleixo Pereira.

O presidente do Sindcont-SP Geraldo Carlos Lima, encerrou os trabalhos do dia saudando a todos e citando um poema do poeta mineiro Mário de Andrade.