CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Fim do uso obrigatório de máscaras, volta da ocupação total de restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais, fim de restrição de horários de funcionamento... estes são alguns dos sinais de que a Pandemia da COVID-19 está controlada.
Nesse contexto, as escolas também estão voltando com força total! Máxima ocupação, volta das aulas presenciais com alunos e professores em sala de aula...
E como será essa rotina?
Estávamos vivendo uma experiência virtual de quase 2 anos. Aulas remotas, provas online, interações presenciais diminuídas a quase zero... Como será esse “novo normal” (como todos gostam de dizer) da socialização escolar, com a volta da interação no meio educacional, e, inclusive, algumas imposições de alunos devido a um histórico de maior maleabilidade vivenciado por eles nesses últimos tempos? Desafios de uma direção escolar!
Segundo a professora Luciene Tognetta - doutorada em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, a “Agressão doméstica, ciberagressão e outros componentes que vimos ganhar força na pandemia vão potencializar os desafios da violência nas escolas, que estão completamente despreparadas, sem nenhum tipo de política pública, e com professores sem saber o que fazer. Alunos com todos esses problemas vão explodir as escolas”
Já a professora Telma Vinha, professora da Unicamp, especialista em convivência e clima escolar, alerta que os alunos estão voltando para a escola mais irritados, agressivos, com mais dificuldade nas habilidades sociais. Relações online não são a mesma coisa. Pela internet, quando te enchem, você pode largar o telefone. É diferente do que ocorre pessoalmente, quando é preciso saber regular as emoções.
Assim, além do ensino, as escolas precisam se preocupar ainda mais com as emoções e ânimos de alunos, sem esquecer dos pais, professores e demais colaboradores.
Esses cuidados precisam estar devidamente explícitos a fim de que seja um compromisso formal assumido por todas as partes no cumprimento das diretrizes, tornando a convivência pacífica o mais possível entre todos.
E quando cito diretrizes, quero dizer a elaboração de um código de conduta, personalizado às necessidades evidentes na escola e que seja devidamente demonstrado a todos. Frequentes treinamentos, trazendo a luz uma conscientização das regras, são passos iniciais na proteção dessa engrenagem composta por alunos, pais, professores, colaboradores e direção.
Prover a esses grupos mecanismos protegidos de reportes a quaisquer irregularidades ou problemas, enseja transparência e confiabilidade na entidade escolar.
Ferramentas como estas, são aplicadas no Sistema de Gestão em Compliance e ajudam as entidades educacionais neste processo novo e desafiador que estamos vivendo. Identificar riscos e geri-los, através de um acompanhamento constante, no intuito de evitar prejuízos, mitigar riscos e ainda estabelecer e manter uma imagem exemplar, é um investimento!
Estatísticas apontam que a cada US$ 1,00 investido em Sistema de Compliance, o retorno é de US$ 5,00!
Prevenir é o melhor caminho, e prevenção vem através de um Sistema de Compliance efetivo!
#complianceemtudo
Luiz Nóbrega – Consultor de Compliance