CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O Acadêmico da Academia Paulista da Contabilidade-APC, José Heleno Mariano, participou da mesa de trabalho virtual na abertura da 12ª Semana Paulista da Contabilidade-SPC, evento promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, que teve início em 14 de setembro e segue até o dia 20. Além dele, estiveram na mesa o presidente do Sindcont-SP Claudinei Tonon; o mestre de cerimônias Gustavo Oliveira; Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo - ACSP para o triênio 2023/2026; e o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, que representou o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion.
A palestra magna da 12ª SPC, cujo lema deste ano é “Reforma Tributária – dicas e oportunidades no novo cenário tributário”, foi ministrada pelo economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo-ACSP, Marcel Domingos Solimeo.
Na oportunidade, Mariano, que presidiu o Sindcont-SP entre os anos 2008 e 2010 e atualmente é presidente interino da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, deu as boas-vindas aos participantes e fez questão de cumprimentar a Casa do Saber Contábil por esse evento que já se tornou um marco na Contabilidade estadual e nacional.
Palestra Magna
O economista-chefe da ACSP, Marcel Domingos Solimeo iniciou seu pronunciamento falando sobre sua vida pessoal e profissional: “Eu tenho muito orgulho de participar desse evento porque sou um velho técnico de Contabilidade da Escola Barão de Mauá. Então, as Ciências Contábeis foram a base de todo o trabalho que tive e tenho e, portanto, da minha vida. E uma das coisas que mais me incomoda no setor público é que os gestores não dão a mínima para a Contabilidade: eles gastam, sem se preocupar com a origem dos recursos e onde estão gastando”.
Então, logo adentrando no cenário nebuloso da reforma tributária, durante uma hora e meia, Solimeo enalteceu o quanto as novidades aporovadas na Câmara dos Deputados e que agora estão sob análise do Senado Federal, se colocadas em prática, poderão prejudicar as empresas e, por consequência, a Contabilidade. E o melhor seria, em sua visão, que, assim como os projetos de reformas anteriores, “que este voltasse para a gaveta”.
Na visão de Solimeo, o argumento de que a carga tributária não aumentará não se sustenta por causa do período de transição: “Quem vai querer investir em um País que estará com suas regras sem definição por 10 anos?”.
E isso, segundo ele, é só o começo. Tudo porque a promessa é que haja “crescimento” só após o término do período de transição, e quando a reforma estiver inteiramente concretizada. Isso significa que por quase uma década o presumível é que as novidades implantadas acarretarão mais inflação e, por consequência, recessão. “Ainda mais que a complexidade burocrática das empresas será aumentada com a mudança substancial da tributação sobre o consumo”.
Na visão de José Heleno Mariano, antes de pensar em uma reforma tributária dessa magnitude, o Estado deveria concentrar seus esforços em fazer políticas onde a iniciativa privada não esteja alcançando ainda. “E tudo isso com um devido planejamento, para que os cidadãos tenham conhecimento - e transparência - de suas atitudes".
No término da palestra, Claudinei Tonon, disse que “apesar das dificuldades, e nem estando aprovada, a reforma tributária já está trazendo inúmeros desafios para a classe contábil”.
Sorteio
Os participantes Fernando Correia da Silva, Marcelo Machado de Andrade, Ailton Barboni e José Sergio Fernandes de Mattos foram contemplados com livros de autoria do renomado contador e Acadêmico da APC, Antoninho Marmo Trevisan, em um sorteio virtual.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Bruna Raicoski com informações do Sindcont-SP
EDIÇÃO: Lenilde Plá De León