CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 14 de abril, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon realizou o evento “Encontros Literários” com o tema “Ecoam, inspiram e transformam”, que foi conduzido pela presidente da Entidade, Maria Clara Cavalcante Bugarim e contou com a exposição do membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Irineu De Mula, que também é Acadêmico da Abracicon.
Irineu De Mula, por sua vez, versou sobre o desenvolvimento histórico das relações da profissão, vistos e vividos pelas suas participações junto as Entidades representativas da profissão no Brasil.
Em um primeiro plano, foram destacados os principais acontecimentos que transformaram a formação, crescimento e envolvimento da profissão, ampliando a visão que a sociedade reconhecia nesse profissional e, em especial, tratando da evolução da Contabilidade no Mundo e o processo do seu avanço como um importante participante do desenvolvimento econômico, seja no Brasil ou internacionalmente.
Segundo o Acadêmico, digressões foram feitas no sentido da inspiração, havida nas últimas décadas, mais significativamente objetivando ganhar uniformidade no campo das ciências contábeis no Brasil, buscando obtermos um só núcleo de desenvolvimento técnico, evitando a dispersão que ocorria em nossa profissão, quando tantos órgãos de regulação, fiscalização e desenvolvimento no Brasil tinham, e ainda tem direitos consubstanciados em antigos processos que a eles transferiam o poder de legislar sobre os princípios contábeis, muitas vezes, se afastando da Contabilidade como uma Ciência Social.
“Hoje podemos festejar que essa uniformidade já é uma realidade, mercê dos trabalhos do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Comissão de Valores Mobiliários - CVM, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON e outras entidades brasileiras”, afirmou Irineu.
De acordo com De Mula, na esperada transformação, a grande vitória foi obter o reconhecimento científico dos princípios fundamentais de contabilidade, emanados de tantos extraordinários e ilustres profissionais que nos precederam e nos deixaram o espírito aberto para os desafios de mantermos em crescente reconhecimento nossa profissão.
“A evolução contábil brasileira nos permitiu sermos reconhecidos como profissionais com valores que nos levam a ser convocados e aceitos para integrar altos postos de cunho técnico junto aos principais órgãos internacionais que representam o desenvolvimento contábil mundial”, assegurou o Acadêmico da APC.
O evento contou com a presença virtual do presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento e dos Acadêmicos Antoninho Marmo Trevisan e Eduardo Augusto Rocha Pocetti.
Assessoria de Imprensa
De León Comunicações