CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Neste 20 de julho, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP comemorou seus 101 anos de existência, visto que a sua fundação data oficialmente de 19 de julho de 1919, transmitindo conhecimento e informação aos profissionais da classe contábil, com a realização do primeiro Encontro de Eméritos da Contabilidade Paulista.
Sendo um dos agraciados com o Título de Contabilista Emérito, no ano de 1999, na gestão do contador Sergio Prado de Mello, o Acadêmico Irineu De Mula, foi um dos palestrantes da noite, abordando o tema Comunicação na Contabilidade, ao lado dos notáveis professores contadores, também laureados, Eliseu Martins e Nelson Carvalho.
O presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, juntamente com um grande número de acadêmicos que compõem o quadro da Academia, estavam presente ao evento, que no seu todo teve acessos de pessoas de todo o País e também do exterior.
"O Sindcont-SP está há mais de um século enfrentando lutas, desafios e principalmente disseminando conhecimento. Parabéns a todos que contribuem para o desenvolvimento dessa Entidade que tanto engrandece a Classe Contábil", afirmou Chiomento ao parabenizar a Entidade contábil mais antiga do Estado de São Paulo e a segunda fundada do Brasil.
O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima abriu a atividade agradecendo a presença de todos e anunciando uma noite de muito conhecimento e informação, como é tradicional da Entidade em mais de 10 décadas.
Painelistas
Eliseu Martins
Eliseu Martins iniciou a exposição de conteúdos reforçando que a pandemia da Covid-19, que trouxe e está trazendo inúmeras perdas para as sociedades, teve um mérito de demonstrar para o mundo que a Contabilidade é realmente importante.
E dentre tantos temas importantes para a classe ele focou na figura do impairment, palavra em Inglês que trata da redução do valor recuperável de um ativo. E, segundo ele, o contador tem absoluta importância para no fornecimento dos números para registrar uma perda.
"Na Contabilidade há situações em que as palavras valem mais do que os números". E ele assegura que o impairment tem de ser feito quando a informação tem qualidade.
Nelson Carvalho
Já o professor Nelson Carvalho, falou das contingências passivas – que são a condição ou situação cujo resultado final, favorável ou desfavorável, depende de eventos futuros incertos. E, agora, com a pandemia da Covid-19 este trabalho está inteiramente a cargo da habilidade do profissional contábil.
Segundo ele, a saída de caixa, dada a covid-19, se depara com dois tipos de suspensão de atividade: a provisória, exemplos bares e restaurantes, que já estão voltando às atividades normais; e os permanentes, que são as empresas que estão fechando as portas. Neste caso é preciso considerar vários fatores de contingências prováveis onde a figura do contador é de exponencial importância. "Não podemos nos furtar de fazer parte da equipe administrativa da empresa, na busca de saídas para a crise. Pois a Contabilidade só tem valor se ele tiver utilidade", sentenciou o experiente professor.
Irineu De Mula
O Acadêmico Irineu De Mula deu ênfase à importância da comunicação na Contabilidade. "Esta é a comunicação do mundo dos negócios, portanto é fundamental que seja bem feita", disse o palestrante.
"O fluxo de caixa é o melhor instrumento de Contabilidade para prestarmos informações aos nossos contratantes, inclusive para explicar como devemos nos safar desta crise. Com isso o contador ganha maior relevância. O que para nós é uma chance impar de mostrar o valor do nosso trabalho", disse Irineu.
Finalizando
O presidente Geraldo Carlos Lima retomou a palavra para agradecer pelas presenças e brilhantes palestras.
"A Casa do Saber Contábil estará sempre aqui pra lhe servir e atender da melhor forma possível. Vocês colaboradores e associados fazem parte dessa família", assegurou o presidente do Sindcont-SP, ao celebrar os 101 anos do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.
Participaram da solenidade também: o presidente da junta Comercial do Estado de São Paulo - Jucesp, Walter Hiroshi; o presidente do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT, Fábio Cruz; o deputado estadual, Itamar Borges, que também presidente a Frente Parlamentar do Empreendedorismo; o vereador Eduardo Tuma, que é o presidente da Câmara Municipal de São Paulo; a vereadora Edir Salles; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, José Donizete Valentina, que representou os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do estado de São Paulo; e o presidente da 5ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, entre outros.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León