CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Ontem, 03 de abril, aconteceu o evento presencial e gratuito “Fragilidades constatadas em procedimentos investigatórios internos” na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-FECAP, com a participação do Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Marcelo Alcides Marques Gomes. O encontro é uma atividade prática da disciplina Controle Interno, Compliance e Gestão de Riscos.
O evento teve como objetivo trazer experiências vividas sobre como as fragilidades de controle interno, compliance e gestão de riscos são aproveitadas por oportunistas e como essas fraquezas podem ser eliminadas ou mitigadas; e teve como público-alvo alunos dos cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu da FECAP e demais interessados da Comunidade Alvarista.
Marcelo possui um currículo invejável, é sócio sênior na KPMG, responsável pelos serviços de Forensic Accounting e líder da prática de Suporte a Litígios. Quase 40 anos de experiência em Investigações de Fraudes, Compliance, Perícia Contábil e Suporte a Litígios, com reconhecida exposição em investigação de abusos ocupacionais, assédio, diagnóstico, implementação, treinamento e monitoramento de programas de Compliance, bem como suporte a litígios envolvendo casos complexos de contabilidade. Foi o primeiro profissional brasileiro de Forensic Accounting aceito como membro da Association of Certified Fraud Examiners. É Contador, Mestre em Controladoria e Doutor em Ciências Contábeis pela FEA-USP e sua tese versou sobre fraudes corporativas no ano de 2001. Em 2022, foi eleito imortal e acadêmico, passando a ocupar a cadeira 70 da Academia Paulista de Contabilidade.
O palestrante foi convidado pelo também Acadêmico da APC, Ivam Ricardo Peleias que é professor e pesquisador contábil do Centro Universitário Fecap, desde 2000.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Brun Raicoski
EDIÇÃO: Lenilde Plá De León