CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Em reunião realizada no dia 21 de junho, o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo-USP elegeu o professor e contador, presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras-Fipecafi e membro da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Edgard Bruno Cornacchione Júnior como Controlador-Geral da USP, pelo mandato de dois anos, com início no dia 23 de junho.
Á frente do cargo, Cornacchione será assessor direto do reitor da Universidade, o professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, no tocante à governança e compliance, bem como à sustentabilidade econômica e financeira da mais importante instituição de ensino do País.
“Compartilho essa novidade com os Acadêmicos da APC, dizendo que assumo esse cargo com muita honra e responsabilidade, consciente de que se trata de um imenso desafio, o qual encaro com muita seriedade e ética. Pois a médio e longo prazo as perspectivas são de que a USP vai enfrentar novas responsabilidades, pois está saindo de um período delicado de pandemia, diante de um difícil cenário econômico e social, por isso vamos olhar para todo o ecossistema com muito zelo, em especial quanto à governança e sustentabilidade econômica e financeira da Universidade que é muito importante para o Estado de São Paulo”, disse Cornacchione.
Segundo o Acadêmico, essa é mais uma vitória para a Contabilidade.“ Vejo a indicação da minha pessoa ao cargo de maneira bastante positiva, porque todos os controladores-gerais que me antecederam eram representantes de outras áreas, e isso mostra da parte do Colégio Eleitoral, que é muito diverso, e do reitor, um reconhecimento importante para a nossa profissão, uma vez que nossas atividades abrangerão todas as áreas, os institutos, as unidades de ensino, o museu, enfim todo o corpo institucional da USP, na capital e no interior”.
Perguntado como fará para coordenar todas as suas múltiplas atividades, inclusive na presidência na Fipecafi, o Controlador-Geral da USP, disse que pretende desenvolver formas de trabalho mais otimizadas, com muita organização, do ponto de vista de lidar com pessoas e equipes, e buscar maior integração e sinergia em todas as atividades. “Há uma expectativa de otimizar e integrar cada vez mais as equipes que me acompanham, pois como aprendi com os mais experientes sozinho não conseguimos fazer nada.”
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Lenilde Plá de León