Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Edgard Cornacchione assume a Controladoria-Geral da USP

Em reunião realizada no dia 21 de junho, o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo-USP elegeu o professor e contador, presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras-Fipecafi e membro da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Edgard Bruno Cornacchione Júnior como Controlador-Geral da USP, pelo mandato de dois anos, com início no dia 23 de junho.

Á frente do cargo, Cornacchione será assessor direto do reitor da Universidade, o professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, no tocante à governança e compliance, bem como à sustentabilidade econômica e financeira da mais importante instituição de ensino do País.

“Compartilho essa novidade com os Acadêmicos da APC, dizendo que assumo esse cargo com muita honra e responsabilidade, consciente de que se trata de um imenso desafio, o qual encaro com muita seriedade e ética. Pois a médio e longo prazo as perspectivas são de que a USP vai enfrentar novas responsabilidades, pois está saindo de um período delicado de pandemia, diante de um difícil cenário econômico e social, por isso vamos olhar para todo o ecossistema com muito zelo, em especial quanto à governança e sustentabilidade econômica e financeira da Universidade que é muito importante para o Estado de São Paulo”, disse Cornacchione.

Segundo o Acadêmico, essa é mais uma vitória para a Contabilidade.“ Vejo a indicação da minha pessoa ao cargo de maneira bastante positiva, porque todos os controladores-gerais que me antecederam eram representantes de outras áreas, e isso mostra da parte do Colégio Eleitoral, que é muito diverso, e do reitor, um reconhecimento importante para a nossa profissão, uma vez que nossas atividades abrangerão todas as áreas, os institutos, as unidades de ensino, o museu, enfim todo o corpo institucional da USP, na capital e no interior”.

Perguntado como fará para coordenar todas as suas múltiplas atividades, inclusive na presidência na Fipecafi, o Controlador-Geral da USP, disse que pretende desenvolver formas de trabalho mais otimizadas, com muita organização, do ponto de vista de lidar com pessoas e equipes, e buscar maior integração e sinergia em todas as atividades. “Há uma expectativa de otimizar e integrar cada vez mais as equipes que me acompanham, pois como aprendi com os mais experientes sozinho não conseguimos fazer nada.”

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Lenilde Plá de León