CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Ocupando, na Academia Paulista da Contabilidade a cadeira de número 7, cujo patrono é o contabilista Carmello Mancuso Sobrinho, o professor Eliseu Martins foi o responsável por fechar com chave de ouro o primeiro dia do ciclo de palestras da 27ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Convecon, que está sendo realizada em conjunto com a 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - Conescap, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, no Hotel Transamérica, em São Paulo.
No dia 15, Martins, tratou o tema "O papel do contador em uma incerta economia de mercado: seu poder preditivo na aplicação da técnica contábil", em uma atividade realizada de forma híbrida, ele focou sua explanação na importância da Ciência Contábil, e suas variadas aplicações, para tomada de decisões pelas empresas de todos os portes e segmentos que precisam superar constantes desafios e mudanças, os quais naturalmente ocorrerão, de acordo com o cenário econômico e o comportamento do mercado. "Principalmente, em época de crise econômica, como a que estamos vivenciando, agravada por conta da Covid-19, não é opção dos negócios melhorar a própria competitividade. Pelo contrário: isso é uma obrigação, se pretendem continuar na ativa, elevando os resultados e a rentabilidade".
Então, a Contabilidade, como instrumento de gestão, que já tinha uma força e tanto antes do coronavírus, ganhou mais notoriedade, exercendo assim um papel fundamental nas empresas. Dessa forma, destaque para as notas explicativas, que, para serem bem feitas, devem incluir o maior números de informações, mesmo quando não houver exigência, bem como os dados para a compreensão dos registros. "As notas explicativas elucidam as demonstrações financeiras, apresentando as práticas e critérios contábeis usados".
Outro ponto abordado pelo professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP, dos campus São Paulo e Ribeirão Preto, foi a respeito da causa e dos efeitos do aumento contínuo e generalizado dos preços de produtos e serviços, de forma geral, na economia brasileira, o qual, em suas palavras "desvirtua" as informações contábeis. Tudo porque são dois os inimigos mortais do profissional da Contabilidade: a inflação e a sonegação de impostos. "Sinceramente, eu não esperava ter que voltar a falar de inflação, mas, já que ela voltou e aí está presente, temos que analisar os efeitos contábeis e fiscais disso tudo, o que é de muita utilidade para as empresas e demais usuários da Contabilidade".
Se aprofundando ainda mais a respeito do assunto, o professor Eliseu utilizou exemplos de demonstrações contábeis úteis para o correto cálculo da correção monetária, atualizando assim os valores, e não somente a correção nominal. Segundo ele, os estabelecimentos têm por hábito não publicar o efeito inflacionário em seus demonstrativos, mas, cedo ou tarde, esse ato fará com que o documento apresente distorções nos valores exibidos, não demonstrando a conjuntura real da empresa, e, por consequência, fazendo com que os contadores e empresários trabalhem com dados contábeis imprecisos e inexatos".
Por fim, o acadêmico da APC ressaltou que o contador tem a sua atuação muito além do trabalho operacional, afinal as estratégias para as empresas, que devem estar cada vez mais focadas no planejamento e na tomada de decisões, é uma das atividades que vêm sendo exigida pelo mercado - e isso está cada vez mais nítido e presente na vida do profissional dos números. "Devido a sua característica, ele assume então a posição de gestor de informações em assuntos tão diversos, como tributos, legislação trabalhista, societária e previdenciária, vendas, recursos humanos e perspectivas para o futuro, o que faz com que, automaticamente, ele se destaque em outras áreas, e seja cada vez mais demandado por alertar seus clientes sobre os obstáculos nos negócios e ajudando-os a enfrentar a crise econômica".
Além da palestra do professor Eliseu Martins, os congressistas puderam contar com as seguintes atividades: "Qual futuro do Brasil no novo ambiente econômico mundial?", com o convidado Carlos Alberto Sardenberg, e os debatedores Marcelo Lombardo, CEO da Omie e Fábio Bentes, economista sênior da Confederação Nacional do Comércio - CNC, a qual foi moderada por Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon; "O ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e a Contabilidade –relato integrado e contabilidade tridimensional", apresentada por Vania Maria da Costa Borgerth, membro do Comitê de Auditoria do Banco Santander Brasil e Marcella Ungaretti, had de Investimentos sustentáveis da XP Investimentos, em uma atividade que contou com a presença de
Eutimio Mejía Soto, ex-Presidente do Comitê Técnico de Pesquisas Contábeis da Associação Interamericana de Contabilidade AIC 2018-2019 e foi moderada por Benedicto David, do Sescon-SP; "Cibersegurança – ataques cibernéticos, invasão de servidores e sequestro de dados", ministrada por Clayton Lourenço, DPO da IOB e Dra. Patrícia Peck Pinheiro, advogada especialista em Direito Digital, CEO e sócia fundadora do Peck Advogados e Presidente do Instituto iStart de Ética Digital, e que contou com a participação de Emerson Wendt, secretário de Segurança Pública de Canoas-RS na Prefeitura Municipal de Canoas, e que foi coordenada por Antonio Carlos Santos, também do Sescon-SP.
Outra atividade de destaque no evento foi a "Soft Skills – Impacto da tecnologia no campo da inteligência emocional e habilidades", cujo convidado foi
Convidado: Andrea Iorio, referência em Transformação Digital, e debatida pelo presidente da Alterdata Ladmir Carvalho, moderada por Daniel Coelho, da Fenacon.
Na quarta-feira, dia 16/2, serão ministradas as seguintes atividades, divididas em três trilhas: de "Negócios e Oportunidades", de "Relações Humanas" e "Tecnologia". Acompanhe:
- Trilha Negócios e Oportunidades – QYON
Palestra: Segmento de serviços no ambiente internacional – necessidades e oportunidades
Convidado: Bruno Drummond (sócio da Drummond Advisors e CPA nos Estados Unidos)
Debatedor: Maurício Frizzarin – Founder e CEO da Qyon
Coordenador e Moderador: Guilherme Tostes (Fenacon)
Trilha Negócios e Oportunidades – QUESTOR
Palestra: Mentalidade Empreendedora
Convidado: Augusto Lins – Presidente da Stone
Debatedor: João Carlos Pellegrini – CEO da Questor
Coordenador e Moderador: Reynaldo Lima Jr. (Sescon-SP)
Trilha Relações Humanas – CONTA AZUL
Palestra: Liderança, Gestão e relações das equipes
Convidado: Gustavo Caetano – CEO da Sambatech
Debatedor: Vinicius Roveda – Co-founder e CEO da ContaAzul
Coordenador e Moderador: Carlos Baptistão (Sescon-SP)
Trilha Tecnologia – THOMSON
Palestra: Oportunidades da transformação digital em tempos de reinvenção
Convidada: Martha Gabriel
Debatedor: Adriano Ferreira – Diretor de Marketing da Thomson Reuters
Coordenador e Moderador: Wilson Gimenez Junior (Fenacon)
Palestra 27ª Convecon
Tema: Decolando para Alta Performance dos Negócios
Convidado: Lito Souza, ex-mecânico de aviões brasileiro, conhecido por seu blog e canal do YouTube Aviões e Músicas
Na sequência, nos dias 17 e 18 de fevereiro, será a vez da Convecon Online entrar em ação, com destaque a palestra da Academia Paulista da Contabilidade - APC sobre "Panorama dos programas de compliance em Empresas de Capital fechado e tendências para ambientes menos complexos" bem como a apresentação e premiação da melhor tese e dissertação.
Acompanhe, na íntegra, a programação da 27ª Convecon/ 19ª Conescap no link Programação - CONESCAP 19ª | CONVENCON 27ª (conescapconvecon.com.br)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Danielle Ruas
EDIÇÃO: Lenilde de León