CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Uma das premissas da Academia Paulista de Contabilidade – APC é estimular a pesquisa científica contábil, por isso na 27ª CONVECON, a entidade em parceira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, premia anualmente a melhor tese e as melhores dissertações de mestrado voltadas à área contábil.
O moderador da apresentação foi o conselheiro Acadêmico da APC Alexandre Sanches Garcia, que trouxe números sobre o ensino superior e os programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.
Segundo ele, dos 212 milhões de habitantes no Brasil, 20% da população entre 25 e 34 anos tem ensino superior, esse número é abaixo de muitos países na América Latina.
“No ensino superior existem 8 milhões de alunos dos quais 600 mil são de Ciências Contábeis - estes números são de 2019, antes da pandemia. Estima-se que hoje sejam menores. Temos muitas condições de melhorar a educação no País”, diz Alexandre Garcia.
Alexandre Garcia ainda lembra que o estudo da OCDE, aponta que apenas 0,8% da população brasileira têm um mestrado e doutorado. De acordo com ele, na Contabilidade essas estatísticas são bem menores, pois de 1300 faculdades de Ciências Contábeis no Brasil, apenas 33 instituições oferecem cursos de mestrado e doutorado.
“Por isso a necessidade de aperfeiçoamento profissional é muito grande”, afirmou Alexandre.
Premiações:
Doutorado: Dra. Paola Richter Landero
"Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação dos Retornos Econômicos e Sociais Gerados pelas Cooperativas Agropecuárias e seus Cooperados" Orientador: Prof. Dr. Ariovaldo dos Santos
Mestrado:
1º Colocado: Ms. Anderson Moura da Silva
"Um Estudo sobre a Percepção dos Gestores Atuantes em Escritórios de Contabilidade Acerca das Dificuldades e Novos Desafios na Prestação de Serviços Oferecidos às Micro, Pequenas e Médias Empresas "Orientador: Prof. Dr. Sérgio de Iudícibus
2º Colocado: Ms. João Antonio Lopes
"Um Estudo sobre o Emprego do Hedge Accounting sobre os Instrumentos Financeiros Derivativos nas Instituições Financeiras "Orientador: Prof. Dr. Alexandre Gonzales
3º Colocado: Ms. Sérgio José Istatari
"Indicadores Essenciais para a Gestão de Estoques: uma Aplicação ao Segmento Varejista de Supermercados "Orientadora: Prof. Dra. Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos