CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Acadêmica, contadora, mestre em administração de empresas e professora, Telma Tiberio Gouveia é uma das componentes da nova diretoria da Confederação Nacional das Profissões Liberais-CNPL, e em janeiro próximo assumirá o cargo de secretária de Assuntos Legislativos, para a gestão 2021-2024.
A Entidade multiprofissional será comandada neste período pelo advogado Moises Antônio Bortolotto. Aos 66 anos de atuação, A CNPL que foi fundada em 11 de fevereiro de 1953, é composta por 31 federações filiadas, e por mais de 500 sindicatos representantes de 55 profissões e de cerca de 15 milhões de profissionais liberais em todo o País, onde se incluem os contadores.
Lá, a Acadêmica e professora Telma Tiberio Gouveia fará uso de sua experiência de mais de 40 anos na área contábil e de mais de 25 anos na área educacional, para continuar sua luta em defesa dos interesses dos profissionais contábeis e das demais áreas no tocante aos temas legislativos.
Ferrenha defensora da qualidade do ensino na Contabilidade, Telma Gouveia defende que as entidades representativas da classe contábil mantenham o foco na formação e educação continuada dos alunos, mas que não se esqueçam dos professores. Segundo ela, muitos docentes não estão preparados para a nova realidade da profissão, com mais uma agravante: “Em alguns cursos de Ciências Contábeis as instituições de ensino estão colocando profissionais de outras áreas para ensinar a matéria. Professores que podem ser até muito bons, mas que não têm a especialização nem o conhecimento e a experiência necessários para ensinar Contabilidade. Com isso muitos alunos saem das faculdades sem sequer saber o que é uma norma contábil,” alertou a professora.
Na Academia Paulista de Contabilidade-APC, juntamente com o presidente, Domingos Orestes Chiomento, e todo o corpo de Acadêmicos, Telma Gouveia está envolvida em um programa de ações que possa impulsionar a qualidade do ensino contábil, inclusive com ida às instituições de ensino para esclarecer as mudanças pelas quais a profissão tem passado e, principalmente alertar os alunos, professores e coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis sobre as tendências e o futuro da profissão.
Perfil
Telma Tiberio Gouveia que é contadora, mestre em administração de empresas e professora, atuou como docente e coordenadora em faculdades do Litoral de São Paulo. Nas entidades da Classe Contábil foi conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, de 2006 a 2013, foi vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp, na gestão 2017-2019, e é vice-presidente da Federação dos Contabilistas na gestão 2020-2023. Na Academia, ocupa a Cadeira nº 8, cujo Patrono é o contador José da Costa Boucinhas.