Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmica Telma Gouveia assume diretoria na CNPL

A Acadêmica, contadora, mestre em administração de empresas e professora, Telma Tiberio Gouveia é uma das componentes da nova diretoria da Confederação Nacional das Profissões Liberais-CNPL, e em janeiro próximo assumirá o cargo de secretária de Assuntos Legislativos, para a gestão 2021-2024.

A Entidade multiprofissional será comandada neste período pelo advogado Moises Antônio Bortolotto.  Aos 66 anos de atuação, A CNPL que foi fundada em 11 de fevereiro de 1953, é composta por 31 federações filiadas, e por mais de 500 sindicatos representantes de 55 profissões e de cerca de 15 milhões de profissionais liberais em todo o País, onde se incluem os contadores.

Lá, a Acadêmica e professora Telma Tiberio Gouveia fará uso de sua experiência de mais de 40 anos na área contábil e de mais de 25 anos na área educacional, para continuar sua luta em defesa dos interesses dos profissionais contábeis e das demais áreas no tocante aos temas legislativos.

Ferrenha defensora da qualidade do ensino na Contabilidade, Telma Gouveia defende que as entidades representativas da classe contábil mantenham o foco na formação e educação continuada dos alunos, mas que não se esqueçam dos professores. Segundo ela, muitos docentes não estão preparados para a nova realidade da profissão, com mais uma agravante: “Em alguns cursos de Ciências Contábeis as instituições de ensino estão colocando profissionais de outras áreas para ensinar a matéria. Professores que podem ser até muito bons, mas que não têm a especialização nem o conhecimento e a experiência necessários para ensinar Contabilidade. Com isso muitos alunos saem das faculdades sem sequer saber o que é uma norma contábil,” alertou a professora.

Na Academia Paulista de Contabilidade-APC, juntamente com o presidente, Domingos Orestes Chiomento, e todo o corpo de Acadêmicos, Telma Gouveia está envolvida em um programa de ações que possa impulsionar a qualidade do ensino contábil, inclusive com ida às instituições de ensino para esclarecer as mudanças pelas quais a profissão tem passado e, principalmente alertar os alunos, professores e coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis sobre as tendências e o futuro da profissão.

Perfil

Telma Tiberio Gouveia que é contadora, mestre em administração de empresas e professora, atuou como docente e coordenadora em faculdades do Litoral de São Paulo. Nas entidades da Classe Contábil foi conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, de 2006 a 2013, foi vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp, na gestão 2017-2019, e é vice-presidente da Federação dos Contabilistas na gestão 2020-2023. Na Academia, ocupa a Cadeira nº 8, cujo Patrono é o contador José da Costa Boucinhas.