CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Para uma melhor compreensão das normas tributárias, bem como para garantir a conformidade legal de suas ações, é que as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, estão trabalhando em conjunto com a Receita Federal. Elas entendem que um relacionamento sólido e transparente com o fisco pode resultar em benefícios adicionais às empresas e aos profissionais contábeis, bem como a obtenção de informações privilegiadas sobre novas regulamentações ou incentivos fiscais.
Foi por isso que a Academia Paulista de Contabilidade-APC, representada pela Acadêmica Suely Gualano Bossa Serrati, marcou presença em uma audiência solicitada pela superintendente da Receita Federal do Brasil em São Paulo - 8ª Região Fiscal, Marcia Cecília Meng, no dia 8 de abril de 2024.
No encontro, além das tratativas para as solicitações feitas pelas Entidades Congraçadas, foram apresentados os novos procedimentos da Receita Federal. Ademais, foi falado sobre a nova equipe de atendimento.
Na ocasião, os representantes das Entidades Congraçadas reforçaram a necessidade de atendimento à reinivindicação de eliminação das retenções de tributos. Eles explicaram que essa prática não faz sentido nos dias atuais. Pelo contrário: ela representa um peso desnecessário para as partes envolvidas.
Um ponto crítico discutido foi a questão das invasões de contas correntes fiscais dos contribuintes, apontando uma vulnerabilidade que necessita de atenção para assegurar a segurança dos contribuintes. A RFB comunicou que já detectou o problema e está trabalhando para solucioná-lo.
Para o presidente da Academia, Alexandre Sanches Garcia, estar atualizado com as leis fiscais garante que os contadores possam fornecer orientações precisas e evitar possíveis problemas legais. "Em um ambiente de negócios em constante evolução, compreender a legislação fiscal é essencial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empreendimento", disse.
Estavam presentes ao encontro:
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, João Carlos Castilho Garcia; da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp, Suely Gualano Bossa Serrati, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo-Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão; o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, José Roberto dos Anjos, a vice-presidente da Anefac, Cecilia Geron, o consultor da Frepem, Silvério Crestana, o vice-presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos dos Santos e o gerente Jurídico, Marcos Kazuo.
Pela RFB participaram o superintendente adjunto, Leandro Batista; a chefe da Divisão de Atendimento, Fabiana Bastos, e os delegados em Piracicaba, Vitório de Jesus Brunheroto e Antônio Furlan.
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde Plá de León
Foto: Divulgação da RFB