CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo -Sindcont-SP e a Universidade Federal de São Paulo-Unifesp – Campus Osasco promoveram, no dia 17 de agosto, o 42º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade-Epac, para alunos do curso de Ciências Contábeis da instituição de ensino. A Acadêmica da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Suely Gualano Bossa Serrati, foi uma das convidadas e apresentou o tema “Perícia Contábil – Como Ingressar e ser bem-sucedido nessa área de atuação”.
A atividade foi aberta pelo presidente Claudinei Tonon, que falou das oportunidades de aperfeiçoamento profissional e suporte que as entidades da Classe Contábil oferecem aos estudantes e recém-formados.
Suely Bossa iniciou a explanação apresentando o roteiro da sua programação sobre as perspectivas para a carreira do perito, apontando as principais demandas, exigências técnicas e a interface com o universo jurídico, além das habilidades necessárias ao aspirante que deseja ingressar e construir carreira como perito.
Ao explicar que a perícia é uma área de especialização da contabilidade, a professora indagou os alunos a respeito da preparação após a graduação, os conhecimentos e regras processuais e normativas que devem ser obedecidas pelo profissional quando da elaboração dos trabalhos periciais, o ingresso para construir uma carreira bem-sucedida nesse segmento e quais os meios e por onde seguir para iniciar nesse meio.
Ao responder os principais apontamentos, a especialista frisou que, dentre as inúmeras definições de perícia contábil que podem ser encontradas na literatura específica “é correto afirmar que a função primordial da prova pericial judicial é proceder a extração da verdade formal, através dos fatos relativos à lide, alicerçada em um conjunto de procedimentos técnicos e científicos”.
De acordo com Suely, o resultado do trabalho do perito, expresso no laudo pericial, tem o potencial de influenciar decisivamente o magistrado na formação de sua convicção. “Portanto, é uma das provas mais sensíveis do processo civil, digna de merecer toda a atenção do legislador, a começar pelos critérios de escolha do perito”, lembrou.
Suely abordou ainda as regras processuais e normativas, bem como as suas nomenclaturas, regras de pontuações, a inclusão dos peritos no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as inúmeras oportunidades de trabalhos e, por fim, uma reflexão sobre qual a melhor trajetória profissional a ser trilhada para exercer a função de Perito Contábil.
Segundo a perita contadora, a recomendação é que “não devem começar a realizar perícias sem conhecer profundamente quais são as funções e atribuições de um perito contábil, as normas técnicas, a legislação regulamentar, dentre outras legislações e regulamentações pertinentes ao objeto e fatos discutidos nos autos”, finalizou.
Ao final, Suely fez uma breve contextualização sobre o papel da Academia Paulista de Contabilidade.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Raicoski
Edição: Lenilde de León