CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Realizado em São Paulo, no período de 24 a 26 de julho, o 24º International Conference on Accounting e o 21º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, conhecido como o Congresso anual da USP, e reconhecido como o maior evento contábil do País, teve nesta edição a coordenação geral da Acadêmica da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Patrícia Siqueira Varela, que deu continuidade à história e tradição de sucesso dos eventos, que este ano, teve a frequência de mais de 700 participantes, entre palestrantes nacionais e internacionais, mestres, docentes e alunos.
O tradicional evento é uma iniciativa do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo-EAC/FEA/USP, e tem como objetivo promover o intercâmbio de estudos e experiências, bem como a divulgação de ideias sobre a teoria e a prática das questões contábeis e atuariais.
Segundo Patrícia Varela, que assumiu a tarefa no final de 2023, o trabalho de organização dos eventos foi bastante desafiador porque dentro de sua temática “Contabilidade, Sustentabilidade e Digitalização: implicações para a Profissão e a Academia” foi necessário promover um ambiente de interação entre a comunidade acadêmica e a não academia, valorizar a discussão e a produção científica, além de considerar a disseminação dessa produção cientifica, levando em conta o número de participantes e artigos submetidos à apreciação; a apresentação de palestras nacionais e internacionais, fóruns, oficinas; coordenar os trabalhos das 10 áreas envolvidas. “ foi realmente desafiador, mais muito prazeroso realizar esse trabalho”, confessou a Acadêmica.
Além dos grandes temas apresentados e discutidos por renomados palestrantes do Brasil e de fora do País, os Acadêmicos da Academia tiveram participação de muita relevância na realização de palestras e discussões nas salas do CRCSP/APC e também da Fipecafi, patrocinadores e apoiadores do evento.
O presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Alexandre Sanches Garcia, atuou como moderador do debate sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, juntamente com os coordenadores dos cursos de Graduação em Ciências Contábeis; os Acadêmicos: Marcelo Alcides Carvalho Gomes, falou sobre “Investigação, Corrupção e Fraudes - Tendências; Valdir Leôncio da Silva, tratou das notas explicativas do setor público; Flávio Riberi, explicou o IFRS 18 – abordando seus aspectos relevantes; José Donizete Valentina, contribuiu no primeiro dia, com o painel sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacional-DCN, Marcio Belli, falou sobre as EGS; Alexandre Evaristo Pinto, abordou o tema Distribuição Disfarçada de Lucro, e o decano Eliseu Martins, foi um dos palestrantes convidados, que encerrou os trabalhos do dia 25 de julho, com a palestras “Sobreviveremos?”
Em sua apresentação o Acadêmico provocou a plateia, ao destacar que a digitalização está presente na Contabilidade há muito tempo, mas que não é motivo para se assustar com a evolução tecnológica e muito menos com a inteligência artificial, e mostrou que “nós contadores sobreviveremos utilizando nossa capacidade de pensar e gerar informações que sejam essenciais no processo de tomada de decisões, sem jamais se esquecer de investir na inteligência emocional.”
A Acadêmica Patrícia Siqueira Varela, concluiu essa experiência vitoriosa com os seguintes palavras: “Sai da USP, na sexta-feira, 26 de julho, com o sentimento de muita gratidão, porque ninguém consegue realizar um congresso dessa magnitude sem a contribuição de várias pessoas, exercendo diversos papéis e dando apoios e suportes; também o sentimento de alegria, pois recebi vários relatos de que o Congresso propiciou um ambiente leve, agradável e bastante vigorante para as discussões de temáticas que são extremamente relevantes para a nossa profissão. De fato conseguirmos criar um ambiente de interação entre os acadêmicos e não acadêmicos. E por terceiro, já sai com várias ideias para revigorar ainda mais esse ambiente. Sentindo-me motivada e provocada a ampliar algumas iniciativas para valorizar cada vez mais essa integração”, disse a coordenadora geral do 24º Congresso da USP.
Além da disseminação de conhecimentos de grande interesse aos congressistas, a Academia Paulista de Contabilidade, com o apoio do CRCSP, distribuiu cards, com QRCode para acessar a sua biblioteca virtual, a qual contém livros técnicos de grande valor para os profissionais e estudantes da área.
Texto: Lenilde Plá de León
De León Comunicações