CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 14 de fevereiro de 2022, um século após a Semana de Arte Moderna, também chamada de "Semana de 22", que ocorreu em São Paulo no período de 14 a 17 de fevereiro, na mesma data, foi dada a largada oficial para a 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - Conescap e a 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo - Convecon, no Hotel Transamérica.
Pela primeira vez na história contábil, em razão da pandemia do novo coronavirus, os dois eventos se uniram em um só, provando, já na primeira noite, que essa junção está dando muito certo e tem tudo para promover momentos de muito conhecimento e reflexão aos profissionais e empresários da Contabilidade de todo o Brasil.
Com o lema “Entender as mudanças. Transformar as pessoas. Adaptar os Negócios”, cerca de 1.500 participantes, reunidos no grande auditório, perceberam que os próximos quatro dias trarão as principais informações a respeito das inovações tecnológicas e das oportunidades para profissionais e empresas, em uma extensa programação recheada de palestras, seminários, visitas técnicas, workshops, oficinas, homenagens de reconhecimento e premiações.
Acadêmica Marta Pelucio recebe Medalha Professor Hilário Franco
Em por falar em condecoração, a acadêmica da Academia Paulista da Contabilidade - APC, Marta Cristina Pelucio Grecco, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade-Anefac, foi agraciada com a Medalha Professor Hilário Franco, outorgada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP aos profissionais que mais de distinguem na doutrina e pesquisa da Ciência Contábil.
Em seu discurso, emocionada, Marta Pelucio enfatizou que trabalhar com amor é um ato de decisão e coragem, mas é o que faz a diferença no reconhecimento de bons profissionais, afinal, a pessoa que ama o que faz, vive de bem com a vida, e, por consequência, relaciona-se com ela mesma e com os outros. "Agradeço a todas as pessoas que, direta e indiretamente, contribuíram para me dar a oportunidade de receber essa láurea, afinal, não fazemos nada sozinhos".
Pronunciamentos
O discurso de abertura da 19ª Conescap e 27ª Convecon foi feito por Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP na gestão de 2022 a 2024, que se encarregou de dar as boas-vindas aos participantes do evento, com as seguintes palavras, "Os eventos foram pensados, planejados e montados para quem pode estar presente fisicamente, e para os demais, que estão nos assistindo de forma virtual", disse.
Na ocasião, ele explicou que essa é a segunda vez que a Conescap é realizada na capital paulista, sendo a primeira em 2019, há mais de 30 anos, graças à iniciativa de Reynaldo Lima, que esteve à frente do Sescon-SP entre os anos de 2019 e 2021. Chamado ao palco para expor suas ideias, Reynado agradeceu: "Obrigada, Baptistão foi de extrema cortesia você me passar a palavra nesse momento tão especial dos contabilistas do Estado de São Paulo e do Brasil. Não foi fácil trazer esse evento para São Paulo, neste momento tão difícil pelo qual toda a humanidade está passando devido à Covid-19. Agradeço a todos que acreditaram nessa proposta, depois dos trâmites de competição com quatro estados [Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Ceará e Amazonas] que estavam na luta para sediar a Conescap", São Paulo se saiu vitoriosa e hoje sedia o maior evento contábil empresarial do País.
Na sequência, José Donizete Valentina, presidente do CRCSP na gestão 2020-2021, expor que "a realidade é a manifestação do pensamento que nos permite que sejamos arquitetos da nossa história. Prova disso é que em 2020, na presidência do Conselho de São Paulo, antes de imaginar que teríamos uma das pandemias mas devastadoras da nossa história, em uma rápida conversa com o então presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima Junior, que hoje é um irmão, pensamos como seria bom que os dois maiores eventos da Contabilidade do País não tivessem que competir entre si, pelo contrário, que pudéssemos juntar esforços demonstrando união e fortalecimento da classe contábil. E hoje estamos aqui, juntos!".
Já Valdir Coscodai, presidente do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil para o triênio 2021-2023 enfatizou o quanto as soluções digitais e a Contabilidade passaram a exercer um papel estratégico na gestão das empresas de seus clientes, ressaltando assim a importância dos eventos que obrigarão a adaptação das empresas às novas tecnologias. "Aliada às boas práticas de governança e preocupação ambiental, a evolução tecnológica na Ciência Contábil é um caminho sem volta", sentenciou.
Carlos Melles, presidente do Sebrae, tratou da importância de ambos os eventos para o empreendedorismo brasileiro, e o quanto a Contabilidade é essencial para a sobrevivência dos negócios.
Na cadência, Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon, anunciou o lançamento do livro de 30 anos da Entidade, lançado na oportunidade, afirmando que a 19ª Conescap e a 27ª Convecon são dois eventos em um só, sobre inovação, gestão e tecnologia, mas principalmente, sobre pessoas. "E pessoas precisam de contato, de união, de compromisso, respeito e reciprocidade. E nesses próximos dias nossa meta é fazer parte disso e mostrar a todos que existe um futuro brilhante para as empresas brasileiras".
Premiações
Logo em seguida, Guilherme Afif Domingos, o único ministro da micro e pequena empresa do País, e hoje na condição de assessor especial do ministério da Economia, foi convidado para subir ao palco para receber das mãos de Approbato um diploma de honra ao mérito. Segundo o presidente da Fenacon, Afif “jamais se cansa de trabalhar em prol do desenvolvimento do emprego e da renda no Brasil, com foco nos micro e pequenos empreendedores".
Em suas palavras de agradecimento Guilherme Afif Domingos fez questão de relembrar sua luta pela implantação da lei. "Agora, depois que o Simples Nacional é uma realidade, a meta é fazer com que o tributo deixe de ser analógico. Temos de pensar no tributo digital, e eu não estou medindo esforços para promover essa mudança, o quanto antes", ressaltou o homenageado.
A abertura do evento também contou com pronunciamentos de Aécio Prada Dantas Júnior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC; de Rubens Torres Medrano, vice-presidente da FecomercioSP, representando o presidente José Roberto Tadros; da vereadora Edir Sales; e de Itamar Borges, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representando o governador João Doria.
Palestra Magna com Allan Costa
Os trabalhos do primeiro dia dos eventos Convecon e Conescap foram encerrados com a Palestra Magna “Tendências e o Futuro à Frente”, conduzida pelo palestrante Allan Costa, que é co-fundador, ao lado de Ricardo Amorim, da plataforma AAA Inovação. Executivo, investidor anjo, empreendedor serial, escritor e mentor de startups. Ocupou a presidência da CELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), a presidência da Coopercard e Superintendência e a Diretoria Técnica do SEBRAE/PR. Allan Costa já participou de quase mil eventos nos últimos dez anos, no Brasil e no exterior, incluindo dois TEDx.
Na oportunidade, Allan falou sobre as visões do futuro, com as quais devemos tomar cuidado e saber discernir o que é excesso de modismo, e o que é tendência. Ele apresentou o futuro da Tecnologia, Inteligência Artificial, Criptomoedas, NFT’s, Cibersegurança e o Metaverso.
Segundo o palestrante é muito importante ficar atento e acompanhar os movimentos tecnológicos, como: a inteligência artificial que é uma tecnologia cada vez mais presente no cotidiano seja no âmbito profissional seja no pessoal; a Cibersegurança que é a necessidade de se proteger os dados presentes nos meios tecnológicos, principalmente de uma empresa, independentemente de seu tamanho. E a NFT que em Inglês significa ‘non fungible token’, ou seja, token não fungível. É um arquivo digital pertencente a alguém. Um exemplo NFT citado por Allan foram as obras de arte exclusivamente digitais comercializadas por altos valores; e o Metaverso que ele assegura, “não é mais uma promessa, é uma realidade, é uma tendência que veio para ficar. O Metaverso é sonho que muitas pessoas vão realizar”, assegurou Allan.
Contudo, depois de passear por todo o moderno universo tecnológico, o palestrante relatou sua história de vida e convidou os presentes a uma reflexão, sobre a realidade e o futuro das pessoas e das empresas. “O que diferencia e destaca uma empresa da outra é a cultura que só pode ser criada com humanização”.
E finalizou alertando que a única forma de prosperar é aceitar as mudanças, mas que é preciso ficar atento com tudo que se ouve, e com falsas promessas de sucesso e bem estar: “Ninguém pode te levar aonde nunca esteve. Portanto, deligue o piloto automático e viva mais a sua vida, valorize sua família, os amigos e as boas relações, e cuide bem do legado que você quer construir e deixar para a posteridade”.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Bruna Raicoski e Danielle Ruas
EDIÇÃO: Lenilde Plá de León