CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 19 de julho de 2021, a Acadêmica Angela Zechinelli foi agraciada com o Título “Contabilista Emérito” de 2021, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, que na ocasião comemorava os seus 102 anos de existência, sendo a entidade contábil mais antiga do Estado de São Paulo e segunda do Brasil, só perdendo para o Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro.
Em uma cerimônia virtual e presencial que reuniu lideranças contábeis, empresariais, legislativas e representativas da sociedade civil de todo o Estado, a Acadêmica foi saudada pelo amigo Guy Almeida Andrade, que no ato relembrou sua trajetória desde quando ainda mocinha, antes mesmo de sonhar em ser contadora, quando acompanhava seu pai, José Rojo Alonso, nos compromissos profissionais.
“Angela Zechinelli Alonso primeiro se formou em jornalismo, para depois se render à graduação em Ciências Contábeis e fazer pós-graduação em Auditoria e Controladoria, profissão que ela abraçou com muita liderança, amor e eficiência”, disse seu defensor.
Segundo Guy Almeida, a homenageada é uma grande líder empresarial e articuladora de políticas classista, sendo que muitas das ações desenvolvidas pelas Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo atualmente têm a sua interferência e até mesmo a realização. Angela é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, foi presidente da 5ª região do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon, na gestão 2002-2004, foi Conselheira Fiscal do Museu de Artes de São Paulo. Em 2005 foi agraciada com a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, pelo CRCSP. E foi vencedora do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, com o tema a “História da Contabilidade no Estado de São Paulo”, em 2016.
Na Academia Paulista de Contabilidade-APC, a Acadêmica Angela Zechinelli Alonso ocupa a mesma cadeira nº 36, que pertenceu ao seu querido pai, o qual ela faz questão de exaltar como herói e fonte de inspiração para a sua vida pessoal e profissional.
Hoje presidente da Alonso, Barretto & Cia. - Auditores Independentes, “Angela é uma afetuosa esposa, mãe dedicada à família e uma grande amiga, sempre pronta a dar o seu apoio em qualquer momento”, assegurou o amigo Guy Almeida Andrade, ao falar de sua personalidade.
Ao receber o título, muito emocionada, Acadêmica Angela Zechinelli Alonso agradeceu ao presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, à sua diretoria e à comissão julgadora da cobiçada láurea, pela lembrança e indicação do seu nome, e dedicou a homenagem a cada um dos que contribuem para sua trajetória em família e na carreira profissional, ressaltando que “ninguém faz nada sozinho”.
Sendo atualmente uma destacada personalidade feminina na Classe Contábil, em seu pronunciamento, a Acadêmica relembrou que na Contabilidade, antes as mulheres eram contratadas apenas pela caligrafia, para fazer o livro caixa e que hoje são verdadeiros expoentes da profissão.
“O tempo mudou, hoje estamos à frente, lutando pela igualdade de gêneros, uma mulher, certamente e tão eficiente quanto um homem”, enfatizou a homenageada.
Angela finalizou seu discurso agradecendo por todo o carinho recebido de seus pares e dos amigos, garantindo que vai continuar atuante como sempre, desejosa de seguir os passos de seu pai, José Rojo Alonso, que foi referência na Classe Contábil.
Acompanhando a cerimônia de premiação, Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC, parabenizou a Acadêmica pela justa e merecida homenagem, e fez questão de destacar que ela jamais mediu e nem mede esforços para enaltecer as ações realizadas pela Academia, contribuindo de forma substancial para que a agremiação paulista atinja os altos patamares de valorização e reconhecimento que ocupa hoje. “É um grande privilégio contar com a sua juventude, entusiasmo e colaboração nas atividades dá APC. Vida longa e sucesso”, bradou Chiomento.
APC marca presença na cerimônia
Participaram do evento, e saudaram a homenageada, o vice-presidente da APC e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, José Donizete Valentina; os Acadêmicos, Antoninhoo Marmo Trevisan, Sergio Prado de Mello, Walter Arnaldo Andreoli, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e João Aleixo Pereira.
Acadêmicos detentores do título de Contabilista Emérito
Já foram honrados com a cobiçada láurea, os seguintes Acadêmicos: Hatiro Shimomoto (in memorian) em 1994; Antoninho Marmo Trevisan em 1995; Walter Arnaldo Andreoli em 1996; Irineu De Mula em 1999; José Serafim Abrantes em 2001; José Joaquim Boarin (in memorian) em 2003; Victor Domingos Galloro em 2004; João Miguel Silva em 2006; Sergio Prado de Mello em 2010; Ana Maria Elorrieta em 2012; Silvio Lopes Carvalho em 2013; Raul Corrêa da Silva em 2015; Domingos Orestes Chiomento em 2017; Eduardo Augusto Rocha Pocetti em 2019; Claudio Avelino Mac-Knight Filippi em 2020 e Angela Zechinelli Alonso em 2021.
Acadêmico representa ex-presidentes do Sindcont-SP
Sergio Prado de Mello, que conduziu o Sindcont-SP na gestão 1999-2001, foi convidado para falar na condição de ex-presidente sobre o aniversário de 102 anos da Entidade. Segundo ele, a história do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo vai de Francisco D'Auria a Antonio Eugenio Cecchinato.
“O Sindcont-SP foi o berço da Contabilidade no Estado de São Paulo, e aqui muitos colegas se desenvolveram chegando, inclusive, a ocupar a presidência de outras Entidades. As diretorias que presidiram o Sindicato, ao longo dos anos, enfrentaram as dificuldades com muita sabedoria, e isso não foi motivo para esmorecerem. Os 102 anos de existência do Sindcont-SP é resultado de muito trabalho e dedicação de todos que por aqui passaram. Parabéns a essa grandiosa Entidade a qual também tive o prazer e satisfação de presidir e juntamente com todos fazer parte da sua história”, afirmou Mello.
Premiações
Na ocasião, foi anunciado o ganhador da bolsa de estudos integral de pós-graduação lato sensu oferecida pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap, anualmente a um associado. A bolsa este ano foi para Frederico Miguel Lopes Esposito. Também foram entregues os prêmios dos cinco primeiros lugares da 21ª edição do Prêmio Professor Hilário Franco, voltado aos estudantes de Ciências Contábeis ou profissionais da Contabilidade recém-formados que concorreram com seus Trabalhos de Conclusão de Curso.
Segundo o presidente do Sindcont – SP, Geraldo Carlos Lima, neste período de pandemia da Covid-19, que já se estende por um ano e meio, precisamos nos readaptar em todas as nossas atividades, inclusive nos festejos tradicionais do Sindicato.
“Mas, agora, com a expectativa da vacina em boa parte da população, ousamos fazer um evento híbrido, onde podemos desfrutar mesmo que de longe das presenças e, ao mesmo tempo, ampliar a nossa base de visualização, para que um maior número de pessoas, inclusive profissionais de outras bases, pudessem prestigiar e comemorar conosco a emoção de cada homenagem”, disse Lima.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León