CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Estamos cercados de ferramentas digitais no nosso dia-a-dia e parece não haver limite para o que elas podem nos proporcionar. Um exemplo básico é a Netflix recomendando “nós achamos que você vai gostar desta série”. Sim, eu vou gostar. Porque ela estabelece os padrões de meu uso e me oferece o que mais se aproxima da minha necessidade.
No Booking e no Kindle, também sou direcionada aos meus gostos preferidos, resultados de minhas pesquisas e escolhas. E fico satisfeita com essas indicações. Não perco tempo fazendo buscas infinitas. O que eu gosto está ali, e passa a ser o que eu quero. E assim essas gigantes faturam mais um pouco comigo, uma cliente satisfeita e disposta a repetir o ciclo.
E as empresas de contabilidade, como estão se comportando quanto às necessidades e gostos dos clientes?
Não vejo na prática grande evolução nesse sentido. Meu sentimento é que a grande maioria das empresas de contabilidade e de auditoria menores continuam preocupadas em atender prazos e cumprir legislações. Ainda atuam de forma reativa e não pro-ativa.
Por que não questionar “Como melhorar a vida de nossos clientes?”; “Como antecipar as necessidades dos clientes sem que eles precisem perguntar?”; “O que podemos fazer para agregar valor aos nossos serviços?”.
Essas perguntas são facilmente respondidas quando você tem as tecnologias certas – ferramentas que permitem capturar dados críticos do cliente e que elevam os serviços prestados a uma experiência em nível avançado.
Observando o mercado, as empresas da área contábil estão conhecendo o mercado no exterior e nacionalizando essa atuação, e descobrindo como usar dados para administrar um negócio mais inteligente. E aqui vão as 5 dicas para alavancar seu negócio:
1. Conheça as necessidades de seu cliente
Primeiramente, defina as necessidades de seu cliente. O que eles realmente querem do seu profissional contábil? Como se antecipar a essas necessidades? Isso exige muito esforço e análise, mas valerá a pena.
Por experiência, seu cliente tem a necessidade de sentir-se financeiramente em paz e saber que está tomando as decisões certas para minimizar sua carga tributária, limitar os riscos de uma eventual fiscalização ou quebra de legislação e que está usando as tecnologias certas para operar seus negócios. Ele também quer sentir-se cuidado por seus contadores, auditores e consultores. O desafio é capturar os dados do cliente para aprofundar os comportamentos e chegar a um ponto em que você possa prever antecipadamente as necessidades e as tendências do negócio.
2. Coloque em prática as tecnologias certas para capturar dados do cliente
Vamos falar sobre coleta de dados e monitoramento contínuo do cliente. Sim, isso já vem sendo feito com sucesso. O desafio é encontrar uma solução interna ou externa que permita seu investimento e forneça os resultados que você espera.
3. Desenvolva produtos para resolver as necessidades dos clientes
Ao rastrear seu cliente e tomar conhecimento das necessidades dele, você precisa ter algumas respostas tecnológicas prontas para oferecer a esse cliente, seja em consultoria financeira, de impostos, de controles internos, enfim, identifique e dê as respostas. O que os contadores já fazem por extenso conhecimento profissional, precisa ser “embrulhado” para presente e agregar valor.
4. Treine sua equipe para identificar oportunidades de servir
Aqui entra o fator humano com força total. A contabilidade precisa ter uma equipe que saiba capturar, rastrear e an
alisar dados do cliente e trazer à tona oportunidades. Educação é a base da qualidade. Treine sua equipe contábil intensamente em habilidades tecnológicas emergentes, em ciência de dados, em compreensão de correlações entre conjuntos de dados e compreensão de como os sistemas se conectam.
5. Trabalhe suas oportunidades
É necessário estar junto do cliente, presente, atuante e se antecipando. Crie a supervisão para analisar as oportunidades identificadas e propor soluções. Você não venderá serviços; você antecipará necessidades.
Executar uma prática mais inteligente é o futuro das empresas de contabilidade, e isso significa ter a capacidade de capturar e rastrear dados de clientes de forma contínua. Podemos aprender muito com a Netflix, Booking e Kindle e tantas outras. Tudo o que você precisa fazer é obter os sistemas certos e, então, realmente “ouvir” seus clientes e ser o parceiro desejado.
*Angela Zechinelli Alonso é Contadora, pós-graduada em Auditoria e Controladoria, sócia em firma de Auditoria Independente de pequeno porte e voluntária em projetos de entidades contábeis, voltados ao desenvolvimento profissional e à qualidade da profissão contábil.