CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Nesta manhã, 30 de maio, faltando apenas um dia para o encerramento da Audiência Pública sobre a matriz curricular dos cursos de Ciências Contábeis e sobre as alterações propostas pela Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, que será no dia 31.05.2022, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis-Abracicon reuniu os presidentes das Academias para apresentar e refletir sobre as ações do dia D da Educação Contábil, que aconteceu no último dia 24 em todo o País.
A presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, abriu a reunião esclareceu que por mais que a classe contábil esteja mobilizada para fazer mudanças na matriz curricular dos Cursos de Ciências Contábeis, a competência para efetuar as alterações são do Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação.” Por isso, estamos trabalhando intensamente junto ao órgão para aprovar o projeto”, disse.
Segundo ela, até o momento existem 335 sugestões apresentadas, as quais refletem a vontade dos profissionais lideranças e docentes da classe. Sendo que os principais pontos apresentados pelas Academias em suas regiões são sobre: Estágio Supervisionado; Trabalho de Conclusão de Curso opcional, e coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis, sendo que neste caso, a maioria é favorável a que sejam contadores.
Participaram da reunião os seguintes presidentes de Academias: Lidiana dos Santos Silva, Tocantins; Joaquim Bezerra, Piauí; Francisco de Assis Galvão, Pernambuco; Domingos Orestes Chiomento, São Paulo; Antonio Miguel Fernandes, Rio de Janeiro; Maria de Fátima Brito Durães, Amazonas; Edson Santos, Goiás; Fabiano Pimentel, Amapá, Adriana Araújo, Alagoas; e Oscar Lopes da Silva, Minas Gerais.
Em São Paulo
O presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento, assegurou que a ação foi um sucesso em São Paulo, abraçada entusiasticamente pelos presidentes das oito Entidades Congraçadas da Contabilidade Paulista (CRCSP, Sindcont-SP, Fecontesp, Sescon, Aescon, Ibracon e Apejesp e nossa APC), os quais apresentaram questões relevantes da profissão e se posicionaram favoráveis à atualização da grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis.
Além da participação dos Acadêmicos: Angela Zechinelli Alonso e Alexandre Sanches Garcia, que expuseram o atual cenário do ensino contábil no Brasil, de forma impactante, também integraram o debate, os coordenadores de cursos de Ciências Contábeis do Estado de São Paulo: Fernando de Almeida Santos, da PUC SP; João Yanase, da Faculdade Trevisan; Jhonatan Hoff, da Fipecafi; Liliane Cristina Segura, da Mackenzie; e Natasha Borali, da Fecap; com a mediação de Márcia de Souza Montanholi, conselheira e membro da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCSP.
Segundo Chiomento, de tudo o que foi dito pelas lideranças e especialistas, em quase três horas de debates, o qual foi assistido por 278 profissionais, que emitiram opiniões; atingindo um pico de 332 participações, e com visualização, até o momento, de mais de 1.800 profissionais, tiramos que: “O ensino e os profissionais contábeis precisam passar por uma grande transformação, impulsionada pela tecnologia; Que os profissionais devem ter iniciativa e estratégias de negócios; Que a profissão não vai acabar, mas é necessário assimilar o novo modo de se fazer a Contabilidade”. O vídeo, com a íntegra do debate, está à disposição no canal do Youtube do CRCSP.
Ao final, Maria Clara reforçou que todas as contribuições de melhorias para o ensino da Conta Contabilidade, apresentadas na Audiência Pública, serão analisadas incluídas no projeto final que será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
Edição: Lenilde Plá De León