CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Em ambiente virtual, os acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC, se reuniram nesta quarta-feira, dia 24 de maio, para a aprovação das contas financeiras da Entidade, no exercício de 2022, o que foi feito de forma unânime. Ao mesmo tempo, foi feita a prestação de contas das atividades sociais e intelectuais, bem como se discutiu estratégias para o fortalecimento da Agremiação.
O presidente Domingos Orestes Chiomento abriu os trabalhos mencionando a indicação do Acadêmico Márcio Massao Shimomoto, para a presidência da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, o que foi muito bem aceito pelo grupo que teceu muitos elogios à competência de Shimomoto, desejando-lhe sucesso na gestão.
Chiomento comentou que também o saudoso Acadêmico, Hatiro Shimomoto, pai de Márcio, deve estar muito feliz com essa indicação, e comentou que outros contadores já ocuparam a presidência da Jucesp, como: Antônio Marangon, que depois foi presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP; e o Nivaldo Cleto – que deu uma contribuição valiosa para transformar os processos do órgão em digitais. “Agora, na gestão de Márcio Shimomoto, tenho a impressão de que ele, por sua competência e vivencia na área de informática irá dar uma excelente contribuição também para o aperfeiçoamento de todos os processos da Jucesp”.
O Acadêmico Shimomoto agradeceu os elogios, cumprimentos e apoios de todos os confrades dizendo: “Sei da responsabilidade que me espera, porque estou representando toda a classe contábil. O governador Tarcísio de Freitas já me comunicou que quer a Jucesp, como melhor Junta Comercial do País. A meta é arrojada, e a responsabilidade é muito grande. Mas conto com a colaboração de todos para vencer esse desafio”.
Na sequência foram apresentadas as atividades dos acadêmicos em participações nos eventos da classe, durante o período, inclusive com a presença dos Acadêmicos Alexandre Evaristo e Eliseu Martins no 5º Colóquio de Direito Constitucionais, realizado nesta data.
Após as discussões de temas de interesse interno da Academia, o Acadêmico Charles Rolland voltou a falar sobre os ativos intelectuais, defendo sua inclusão nos relatórios contábeis.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Lenilde Plá De León