CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Sob o comando do vice-presidente, José Donizete Valentina, em substituição ao presidente, Domingos Orestes Chiomento, em recuperação de sua saúde, os Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC se reuniram nesta quarta-feira, 25 de outubro de 2023, para analisar os trabalhos realizados durante a 28ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo-Convecon, que aconteceu no período de 16 a 18 de outubro em São Paulo, e também para falar sobre a eleição da nova Diretoria da Academia para o triênio 2024-2026.
Donizete abriu os trabalhos apresentando os feitos e realizações dos Acadêmicos no mês de outubro, dando um destaque especial às palestras e painéis ministrados pelos membros da APC nos três dias da 28ª Convecon.
O Acadêmico Gildo Freire e Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC, organizador do evento agradeceu as presenças dos Acadêmicos e dos demais participantes. “Estamos satisfeitos pela realização de mais essa convenção e ficamos à disposição para as sugestões de melhorias que possam vir a aperfeiçoar o evento.”
Aproveitando a deixa, o Acadêmico Marcelo Alcides Carvalho Gomes, comentou sobre a estrutura do que chamam de “convenção muda” - apresentação simultânea de palestras. Para ele, esse formato dificulta um pouco a interação entre palestrantes e ouvintes.
Já a Acadêmica Angela Zechinelli Alonso comentou sobre a oportunidade dos temas abordados e custo de participação. Falou também a respeito da exposição da Academia no evento, cujo estande exibiu um painel com os livros e um QRCode para os congressistas acessarem as obras editadas pela Academia. No local foi distribuído ainda um card com o QRCode dos livros e a obra “Imersões contábeis, econômicas e sociais na atualidade, por elas”, com o autógrafo das autoras presentes, além de pipocas e balas.
Outros Acadêmicos deram seu parecer sobre o evento, como Carlos José de Lima Castro, que fez coro com Angela em relação aos valores cobrados dos participantes, e Artemio Bertholini que defendeu a discussão de temas atuais e impactantes para a classe nesse tipo de evento.
Gildo agradeceu a todas as considerações e ficou de analisá-las para a próxima edição.
Na sequência o Acadêmico Charles Holland pediu um aparte para comentar sobre o trabalho dos ativos intangíveis, anunciando que o grupo especial formado para estudar assunto, do qual participou o Acadêmico Artemio Bertholini, tinha concluído suas atividades, mas que o assunto continuaria em pauta devido à sua importância para o futuro da profissão contábil.
Eleições
O vice-presidente Donizete convidou o Acadêmico Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho para esclarecer sobre o processo eleitoral da Academia e, segundo ele, haverá uma assembleia geral extraordinária, com última chamada, às 15 horas do dia 24 de novembro, na sede do Conselho Regional e Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, onde deverá ser eleita a nova Diretoria para o triênio 2024-2026, encabeçada pelo Acadêmico Alexandre Sanches Garcia. Na sequência haverá a cerimônia de comemoração aos 12 anos de reinstalação da Academia e dos seus 71 anos de fundação, bem como a posse dos dois novos Acadêmicos, Nelson Machado e Francisco Antonio Maldonado Santana, bem como algumas homenagens.
A reunião foi concluída com uma discussão sobre o resultado do Exame de Suficiência da classe, divulgado neste dia 25 de outubro pelo Conselho Federal de Contabilidade-CFC. Segundo José Donizete Valentina, que ocupa também a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional do CFC, os dados são preocupantes, mas as lideranças da classe estão empenhada em encontrar soluções e até mesmo mudar a estrutura do pleito, com vista a encontrar melhores condições e facilidades para se obter o registro profissional.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
Texto: Lenilde Plá de León