CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Nesta terça-feira, 12 de janeiro, a classe contábil brasileira celebrou, em todo o País, o Dia do Empresário Contábil - data instituída em março de 2011, pela Lei nº 12.387, encaminhada pelo então deputado federal Arnaldo Faria de Sá, hoje vereador em São Paulo (PTB/SP).
Como um dos grandes empresários contábeis do País, o vice-presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, José Serafim Abrantes, fundou há mais de 50 anos, continuando como seu presidente a Orcose Empresa de Contabilidade e Assessoria, uma das mais atuantes e conceituadas empresas contábeis do País.
Nesta data festiva, a mensagem que o Acadêmico transmite aos empresários contábeis é de manter a transparência e a persistência: “Jamais desistir, seja em que situação for. A persistência é a alavanca que faz a construção de qualquer bom e grande negócio”.
Avesso ao termo “crise” José Serafim Abrantes prefere falar em oportunidades, quando se lembra de que em 1964 e 1965, com a implantação da Lei das Sociedades Anônimas e da correção monetária no Brasil, além de profundas alterações na legislação TRIBUTÁRIA, especialmente com a criação em 1967 do I.C.M. Viu nas dificuldades uma grande chance de passar a ter o seu negócio; Juntou todas as economias que tinha, e em 05 de abril, de 1965, adquiriu o antigo escritório Contábil “São José” de titulariedade do dr. Jose marques, que já contava com 05 colaboradores; Com a aquisição Serafim iniciou ficando apenas com dois desses colaboradores; Serafim viu uma grande oportunidade no setor, e registrou seu crescimento vertiginoso, claro em função de muito trabalho, diurno e noturno, chegando a acumular em seus quadros mais de 170 colaboradores; O Dr. Jose Marques, seu antigo dono vendeu o escritório, justamente temendo as novidades e as grandes turbulências pelas quais passavam e ainda iriam passar, a economia como um todo, e essencialmente os escritórios contábeis em geral.
Serafim diz que atualmente a classe contábil, assim como toda a economia, vive situação semelhante em razão da pandemia do novo coronavírus, das profundas alterações em geral, quer na economia quer nas legislações em geral, mais o avanço vertiginoso da tecnologia, etc. etc, afetando diretamente os escritórios e ou as organizações contábeis.
Mas, segundo ele, o momento é de evolução necessária e obrigatória, em todas as áreas e, em especial, na Área Fiscal e na Contabilidade. Com estas novidades, sem volta, é natural que alguns empresários fiquem inseguros diante de tantas mudanças, mas com dedicação e muito trabalho todos os obstáculos serão superados.”
Carreira sindical e associativa
O Acadêmico José Serafim Abrantes entrou para as entidades da classe contábil pelas mãos do saudoso contador Annibal de Freitas, levando-o ou mesmo intimando-o a ir ao primeiro evento da classe em Araraquara, Annibal, então presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessorando, Pericias, Informações e Pesquisas do Estado De São Paulo, atual Sescon-SP, onde Serafim, teve ativa participação, vindo a ser presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP na gestão 1987-1990.
Depois presidiu o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, no mandato 1994 a 1995, e até hoje, foi o único contador paulista a presidir o Sescon-SP, o Conselho Estadual de Contabilidade do Estado de São Paulo e o Conselho Federal de Contabilidade “CFC”, (este na gestão 1998 -2001”, levando nestas gestões, sempre muitos ações inovadoras e duradouras, especialmente junto ao “CFC”, já com sede em Brasília, maior órgão de representação da classe contábil Brasileira,
Contribuição com a classe e a sociedade
Em sua gestão no CFC, o Acadêmico José Serafim Abrantes foi responsável, entre várias iniciativas, pela implantação de um amplo programa de mestrado e doutorado para a classe contábil, em parceria com a Universidade de São Paulo- USP, o que permitiu um salto de 50 a 60 profissionais mestres e doutores, à época para os mais de 200 existentes hoje. Sendo essa iniciativa também o embrião de muitas melhorias no Programa de Educação Profissional Continuada, que tem garantido qualidade e excelência aos profissionais contábeis de todo o País.
Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF
Ainda como presidente do CFC, o Acadêmico Jose SERAFIM Abrantes foi um dos propulsores da implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, no País, no ano 2000, contando com profunda colaboração do Acadêmico Antoninho Marmo Trevisan, que tinha estreitos relacionamentos com o então ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Marthus Tavares, com Lançamento dessa Lei em evento exclusivo no Itamarati, em Brasília do qual participaram diversas autoridades, destacando-se a presença do presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
O CFC, tendo Serafim à frente, contando com os 27 Conselhos Regionais, levou à Implantação e à Consolidação dessa Lei a todo o Brasil. A classe contábil brasileira não mediu esforços para que a Lei de Responsabilidade Fiscal se tornasse uma realidade, como de fato se tornou.
Para que a lei “pegasse” em todo o País, como José Serafim Abrantes costumava dizer, o CFC imprimiu milhares de cartilhas com a nova Lei e as distribuiu aos governadores e prefeitos, parlamentares do Congresso Nacional e das Casas Legislativas, Câmaras de Deputados e Assembleias Legislativas, além dos Tribunais de Contas e outros órgãos da administração pública de todo o País e também à imprensa, fazendo um verdadeiro mutirão pela ética e transparência das contas públicas brasileiras. Inclusive o próprio presidente da República naqueles dias, Fernando Henrique Cardoso, participou do lançamento da cartilha em evento no Conselho Federal de Contabilidade.
Perfil
José Serafim Abrantes é contador, economista, advogado, empresário e corretor de imóveis. É fundador e presidente da Orcose Empresa de Contabilidade e Assessoria Ltda, empresa que fundou há mais de 50 anos. Além de empresário, possuindo outras empresas, o Acadêmico foi presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo - Aescon-SP; do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, e do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. José Serafim Abrantes foi homenageado em diversas ocasiões, das quais entre outras, merecem DESTAQUE:
O título de “Contabilista Emérito”, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP; com a Medalha Annibal de Freitas, pelo Sescon-SP; e com a Medalha Ordem do Mérito Contábil, pelo CRCSP.