Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Academia destaca José Serafim Abrantes para homenagear empresários contábeis

Nesta terça-feira, 12 de janeiro, a classe contábil brasileira celebrou, em todo o País, o Dia do Empresário Contábil - data instituída em março de 2011, pela Lei nº 12.387, encaminhada pelo então deputado federal Arnaldo Faria de Sá, hoje vereador em São Paulo (PTB/SP).

Como um dos grandes empresários contábeis do País, o vice-presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, José Serafim Abrantes, fundou há mais de 50 anos, continuando como seu presidente a Orcose Empresa de Contabilidade e Assessoria, uma das mais atuantes e conceituadas empresas contábeis do País.

Nesta data festiva, a mensagem que o Acadêmico transmite aos empresários contábeis é de manter a transparência e a persistência: “Jamais desistir, seja em que situação for. A persistência é a alavanca que faz a construção de qualquer bom e grande negócio”.

Avesso ao termo “crise” José Serafim Abrantes prefere falar em oportunidades, quando se lembra de que em 1964 e 1965, com a implantação da Lei das Sociedades Anônimas e da correção monetária no Brasil, além de profundas alterações na legislação TRIBUTÁRIA, especialmente com a criação em 1967 do I.C.M. Viu nas dificuldades uma grande chance de passar a ter o seu negócio; Juntou todas as economias que tinha, e em 05 de abril, de 1965, adquiriu o antigo escritório Contábil  “São José” de titulariedade do dr. Jose marques, que já contava com 05 colaboradores; Com a aquisição Serafim iniciou ficando apenas com dois desses colaboradores;  Serafim viu uma grande oportunidade no setor, e registrou seu crescimento vertiginoso, claro em função de muito trabalho, diurno e noturno, chegando a acumular em seus quadros mais de 170 colaboradores;  O Dr. Jose Marques, seu antigo dono vendeu o escritório, justamente temendo as novidades e as grandes turbulências pelas quais passavam  e ainda iriam passar, a economia como um todo, e essencialmente os escritórios contábeis em geral. 

Serafim diz que atualmente a classe contábil, assim como toda a economia, vive situação semelhante em razão da pandemia do novo coronavírus, das profundas alterações em geral, quer na economia quer nas legislações em geral, mais o avanço vertiginoso da tecnologia, etc. etc,    afetando diretamente os escritórios e ou as organizações contábeis. 

Mas, segundo ele, o momento é de evolução necessária e obrigatória, em todas as áreas e, em especial, na Área Fiscal e na Contabilidade. Com estas novidades, sem volta,  é natural que alguns empresários fiquem inseguros diante de tantas mudanças, mas com dedicação e muito trabalho todos os obstáculos serão superados.”

 

Carreira sindical e associativa

O Acadêmico José Serafim Abrantes entrou para as entidades da classe contábil pelas mãos do saudoso contador Annibal de Freitas, levando-o ou mesmo intimando-o a ir ao primeiro evento da classe em Araraquara, Annibal, então presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessorando, Pericias, Informações e Pesquisas do Estado De São Paulo, atual Sescon-SP, onde Serafim, teve ativa participação, vindo a ser presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP na gestão 1987-1990.  

Depois presidiu o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, no mandato 1994 a 1995, e até hoje, foi o único contador paulista a presidir o Sescon-SP, o Conselho Estadual de Contabilidade do Estado de São Paulo e o Conselho Federal de Contabilidade  “CFC”, (este na gestão 1998 -2001”, levando nestas gestões, sempre muitos ações inovadoras e duradouras,  especialmente junto ao “CFC”, já com sede em Brasília, maior órgão de representação da classe contábil Brasileira,

 

Contribuição com a classe e a sociedade

Em sua gestão no CFC, o Acadêmico José Serafim Abrantes foi responsável, entre várias iniciativas, pela implantação de um amplo programa de mestrado e doutorado para a classe contábil, em parceria com a Universidade de São Paulo- USP, o que permitiu um salto de 50 a 60  profissionais mestres  e doutores, à  época para os mais de 200 existentes hoje. Sendo essa iniciativa também o embrião de muitas melhorias no Programa de Educação Profissional Continuada, que tem garantido qualidade e excelência aos  profissionais contábeis de todo o País.

 

Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF

Ainda como presidente do CFC, o Acadêmico Jose  SERAFIM Abrantes foi um dos propulsores da implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, no País, no ano 2000, contando com profunda colaboração do Acadêmico Antoninho Marmo Trevisan, que tinha estreitos relacionamentos com o então ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Marthus  Tavares, com Lançamento dessa Lei em evento exclusivo no Itamarati, em Brasília do qual participaram diversas autoridades, destacando-se a presença do presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

O CFC, tendo Serafim à frente, contando com os 27 Conselhos Regionais, levou à Implantação e à Consolidação dessa Lei a todo o Brasil. A classe contábil brasileira não mediu esforços para que a Lei de Responsabilidade Fiscal se tornasse uma realidade, como de fato se tornou. 

Para que a lei “pegasse” em todo o País, como José Serafim Abrantes costumava dizer,  o CFC imprimiu milhares de cartilhas com a nova Lei e as distribuiu  aos governadores e prefeitos, parlamentares do Congresso Nacional e das Casas Legislativas, Câmaras de Deputados e Assembleias Legislativas, além dos Tribunais de Contas e outros órgãos da administração pública de todo o País e também à imprensa, fazendo um verdadeiro mutirão pela ética e transparência das contas públicas brasileiras. Inclusive o próprio presidente da República naqueles dias, Fernando Henrique Cardoso, participou do lançamento da cartilha em evento no Conselho Federal de Contabilidade.

 

Perfil

José Serafim Abrantes é contador, economista, advogado, empresário e corretor de imóveis. É fundador e presidente da Orcose Empresa de Contabilidade e Assessoria Ltda, empresa que fundou há mais de 50 anos. Além de empresário, possuindo outras empresas, o Acadêmico foi presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo - Aescon-SP; do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, e do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. José Serafim Abrantes foi homenageado em diversas ocasiões, das quais entre outras, merecem DESTAQUE:

O título de “Contabilista Emérito”, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP; com a Medalha Annibal de Freitas, pelo Sescon-SP; e com a Medalha Ordem do Mérito Contábil, pelo CRCSP.