Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Academia apoia Convencão em SBC

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2016 ocorreu a Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da área contábil em São Bernardo do Campo, na Universidde Metodista de São Paulo. 

O evento foi um sucesso e contou com o apoio da Academia Paulista de Contabilidade, entre outras entidades.

Durante as apresentações, os representantes das entidades contábeis, organizadoras do evento, falaram sobre a importância da Convenção, o impacto positivo que esse aprendizado terá na carreira dos profissionais e reforçaram o quanto é fundamental que a classe esteja sempre unida e capacitada para que a Contabilidade, de modo geral, seja valorizada.
 
Na composição da mesa das apresentações estavam o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo; o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Irineu De Mula; a vice-diretora de Finanças do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Terezinha Maria de Brito Koide; o diretor regional do Sescon-SP - Grande ABC, Edmilson de Ataíde; o presidente da Aescon - Grande ABC, Ulisses Celso Garcia Gonçalves; o delegado regional do CRCSP em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior; o delegado regional do CRCSP em Santo André, José Carlos Testa, e a conselheira do CRCSP e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Metodista, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira.
 
 
Prestigiaram a solenidade, os vice-presidentes do CRCSP Marcia Ruiz Alcazar (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Desenvolvimento Profissional) e Neusa Prone Teixeira da Silva (Registro). Também compareceram delegados do Conselho na região do ABC e litoral.
 
Para Antônio Eugênio Cecchinato, vice-presidente do Sindcont-SP, a Educação Profissional Continuada precisa ser cada vez mais fortalecida e vista pelos profissionais como parte da sua rotina.
 
"Estamos agradecidos e orgulhosos por termos a oportunidade de participar deste evento junto com o CRCSP e de levar conhecimento para todos os nossos colegas de profissão. Vamos continuar cumprindo essa missão". Ulisses, da Aescon, explicou que, com a participação em Convenções, as organizações contábeis ganham, não apenas em conhecimento, mas em credibilidade no mercado.
 
"Eventos como este são oportunidades que temos para ver o lado bom da nossa profissão, enfatizando as nossas conquistas ao longo do tempo. Precisamos fazer isso, para que a sociedade também reconheça a importância da Contabilidade".
 

A Convenção apresentou diversos temas, onde participaram vários acadêmicos:

Auditoria nas Pequenas e Médias Empresas Palestrante - Angela Zechinelli Alonso, auditora e conselheira do CRCSP

Com a ampliação da Norma de Educação Profissional Continuada a todos os auditores, a execução da auditoria ganhou uma atenção especial. O atendimento às normas durante todo o processo de auditoria é garantia de segurança para o auditor, tanto ao emitir sua opinião como em eventual fiscalização. É preciso dominar teoria e prática para que o profissional execute seu trabalho com eficácia.

Fórum sobre Educação Profissional Continuada Palestrante - José Luiz Ribeiro de Carvalho, auditor e conselheiro do CRCSP

A NBC PG 12 ampliou seu alcance para quem executa trabalhos de auditoria independente. Agora, devem cumprir a norma sócios; responsáveis técnicos ou profissionais que ocupam cargo de direção ou gerência técnica; profissionais cadastrados no Cadastro Nacional de Auditores Independentes; responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis, ou que exerçam funções de gerência/chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis das empresas sujeitas à contratação de auditoria independente pela CVM, pelo Banco Central do Brasil, pela Susep ou consideradas de grande porte.

Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos Palestrante - Roberto de Oliveira Júnior, mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica

Propiciar aos contadores conhecimentos sobre o controle do patrimônio público, evidenciando as melhores e principais práticas para atendimento das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Esse foi o objetivo desta apresentação. As principais orientações dizem respeito ao reconhecimento e mensuração do ativo imobilizado e respectivos lançamentos contábeis típicos.

Terceiro Setor (Novo Marco Regulatório e Escrituração com Base na ITG 2002) Palestrante - Marcelo Roberto Monello, especialista no Terceiro Setor e conselheiro do CRCSP

O Marco Regulatório do Terceiro Setor institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, visando à execução de atividades e projetos de interesse público e recíproco. As regras estão dispostas na Lei n.º 13.019/2014. O atendimento aos requisitos legais afeta diretamente a rotina das entidades do Terceiro Setor com relação ao controle, à execução, à avaliação dos projetos e às prestações de contas. Consequentemente, as mudanças impactam na Contabilidade.

Novo Relatório do Auditor Independente Palestrante - Cláudio Gonçalo Longo, auditor e conselheiro do CRCSP

Trata-se de uma iniciativa da Ifac que passa a ser aplicada para as auditorias do exercício a findar-se em 31 de dezembro de 2016. Apesar de não haver mudanças com relação ao escopo do trabalho de auditoria, será necessária uma comunicação mais eficiente entre os auditores, a administração e os órgãos de governança corporativa das entidades ao longo do trabalho e também um empenho adicional na preparação de um relatório com conteúdo específico. Essas mudanças tendem a enriquecer a discussão entre o auditor e a entidade.

Receita de Contratos com Clientes Palestrante - Silvio Takahashi, diretor-executivo

Discutir os conceitos básicos do pronunciamento CPC 47 – Receitas de Contratos com Clientes. Foi esse o objetivo desta apresentação, incluindo escopo, data de vigência, método de transição, exigências de divulgação e novo modelo de reconhecimento de receita com exemplos ilustrativos.

Gestão Contábil e Financeira dos Clubes de Futebol Palestrante - Edison Ishikura, mestre em Controladoria e Contabilidade e professor universitário

A norma contábil para entidades desportivas profissionais, emanada pelo Conselho Federal de Contabilidade, prevê exigências relacionadas à transparência, governança e adoção de controles internos. O objetivo é dar suporte para as decisões de seus dirigentes sobre investimentos, financiamentos, efeitos fiscais, orçamentos, análise de potenciais fontes de receitas e de desempenho.

Contabilidade Pública (Módulo 2): Controles Internos e Notas Explicativas Palestrante - Paulo Roberto Galvão, especialista em Direito Tributário e mestre em Ciências Contábeis

Apesar de não existirem obrigações legais para a criação e implantação de um Sistema de Controle Interno nos órgãos públicos, o Controle Interno deve ser constituído como a principal ferramenta de apoio à gestão e à transparência pública. Neste contexto, o profissional da contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público passam a desempenhar um papel de protagonista no cenário da Governança Pública.

Perícia: Cadastro Nacional Palestrante - Suely Gualano Bossa Serrati, perita e conselheira do CRCSP

O CNPC é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade para atender às exigências do Novo Código de Processo Civil (Lei n.º 13.105/2015), especificamente o seu artigo 156. O novo Código determina que os juízes sejam assistidos por peritos, quando a prova do fato depender de conhecimento técnico específico, e que os tribunais consultem os conselhos de classe para formar um cadastro desses profissionais. O objetivo é oferecer à sociedade e aos tribunais de justiça uma lista de profissionais habilitados e qualificados, além de identificar geograficamente a disponibilidade e a área de atuação desses peritos. A inscrição no cadastro é voluntária e gratuita e deve ser feita até 31 de dezembro de 2016.

"Aspectos Fiscais e seus Impactos com Base nas Normas Contábeis" foi o tema da apresentação de J. Miguel Silva, profissional da contabilidade, advogado tributarista e especialista em Direito Empresarial.

"As mudanças impactantes na legislação do IRPJ / Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, decorrentes da Nova Lei Contábil (Nova Lei das Sociedades Anônimas); a escrituração dos livros contábeis no Lucro Real e Presumido; os Pronunciamentos, as Interpretações e as Orientações Técnicas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis foram alguns dos temas abordados", explicou.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega, falou sobre "Compliance para Profissionais Contábeis: do Contrato à Execução".

"São muitos os cuidados que os profissionais da contabilidade devem ter em todas as fases do relacionamento com o cliente, desde a aceitação do trabalho, passando pelo conhecimento da organização, pela elaboração e definição das cláusulas do contrato, até a execução dos trabalhos", disse.

Segundo ele, o objetivo da apresentação foi orientar para mitigar riscos e proteger o profissional na prestação de serviços.

Para fechar o período da manhã, Antoninho Marmo Trevisan, consultor e empresário, presidente da Trevisan Escola de Negócios e da Trevisan Editora, animou o público falando sobre "Empreendedorismo e Gestão de Carreira".

Ele contou que são muitos os desafios do empreendedorismo contábil visando ao desenvolvimento e à consolidação dos novos negócios e da carreira do profissional contábil.

"Qual o papel e o que faz o profissional da contabilidade? Como aplicar os conhecimentos para apoiar iniciativas empreendedoras? Quais os fatores favoráveis e limitantes ao empreendedorismo no Brasil? Quais as razões do insucesso de atitudes empreendedoras? Quais as contribuições e propostas da classe contábil? Você sabia que não tem um escritório, e sim um Centro de Inteligência Contábil?"

 

Fonte: CRCSP