CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Nos dias 20 e 21 de outubro de 2016 ocorreu a Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da área contábil em São Bernardo do Campo, na Universidde Metodista de São Paulo.
O evento foi um sucesso e contou com o apoio da Academia Paulista de Contabilidade, entre outras entidades.
A Convenção apresentou diversos temas, onde participaram vários acadêmicos:
Auditoria nas Pequenas e Médias Empresas Palestrante - Angela Zechinelli Alonso, auditora e conselheira do CRCSP
Com a ampliação da Norma de Educação Profissional Continuada a todos os auditores, a execução da auditoria ganhou uma atenção especial. O atendimento às normas durante todo o processo de auditoria é garantia de segurança para o auditor, tanto ao emitir sua opinião como em eventual fiscalização. É preciso dominar teoria e prática para que o profissional execute seu trabalho com eficácia.
Fórum sobre Educação Profissional Continuada Palestrante - José Luiz Ribeiro de Carvalho, auditor e conselheiro do CRCSP
A NBC PG 12 ampliou seu alcance para quem executa trabalhos de auditoria independente. Agora, devem cumprir a norma sócios; responsáveis técnicos ou profissionais que ocupam cargo de direção ou gerência técnica; profissionais cadastrados no Cadastro Nacional de Auditores Independentes; responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis, ou que exerçam funções de gerência/chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis das empresas sujeitas à contratação de auditoria independente pela CVM, pelo Banco Central do Brasil, pela Susep ou consideradas de grande porte.
Contabilidade Pública (Módulo I): Controle do Patrimônio Público e Lançamentos Contábeis Típicos Palestrante - Roberto de Oliveira Júnior, mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica
Propiciar aos contadores conhecimentos sobre o controle do patrimônio público, evidenciando as melhores e principais práticas para atendimento das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Esse foi o objetivo desta apresentação. As principais orientações dizem respeito ao reconhecimento e mensuração do ativo imobilizado e respectivos lançamentos contábeis típicos.
Terceiro Setor (Novo Marco Regulatório e Escrituração com Base na ITG 2002) Palestrante - Marcelo Roberto Monello, especialista no Terceiro Setor e conselheiro do CRCSP
O Marco Regulatório do Terceiro Setor institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, visando à execução de atividades e projetos de interesse público e recíproco. As regras estão dispostas na Lei n.º 13.019/2014. O atendimento aos requisitos legais afeta diretamente a rotina das entidades do Terceiro Setor com relação ao controle, à execução, à avaliação dos projetos e às prestações de contas. Consequentemente, as mudanças impactam na Contabilidade.
Novo Relatório do Auditor Independente Palestrante - Cláudio Gonçalo Longo, auditor e conselheiro do CRCSP
Trata-se de uma iniciativa da Ifac que passa a ser aplicada para as auditorias do exercício a findar-se em 31 de dezembro de 2016. Apesar de não haver mudanças com relação ao escopo do trabalho de auditoria, será necessária uma comunicação mais eficiente entre os auditores, a administração e os órgãos de governança corporativa das entidades ao longo do trabalho e também um empenho adicional na preparação de um relatório com conteúdo específico. Essas mudanças tendem a enriquecer a discussão entre o auditor e a entidade.
Receita de Contratos com Clientes Palestrante - Silvio Takahashi, diretor-executivo
Discutir os conceitos básicos do pronunciamento CPC 47 – Receitas de Contratos com Clientes. Foi esse o objetivo desta apresentação, incluindo escopo, data de vigência, método de transição, exigências de divulgação e novo modelo de reconhecimento de receita com exemplos ilustrativos.
Gestão Contábil e Financeira dos Clubes de Futebol Palestrante - Edison Ishikura, mestre em Controladoria e Contabilidade e professor universitário
A norma contábil para entidades desportivas profissionais, emanada pelo Conselho Federal de Contabilidade, prevê exigências relacionadas à transparência, governança e adoção de controles internos. O objetivo é dar suporte para as decisões de seus dirigentes sobre investimentos, financiamentos, efeitos fiscais, orçamentos, análise de potenciais fontes de receitas e de desempenho.
Contabilidade Pública (Módulo 2): Controles Internos e Notas Explicativas Palestrante - Paulo Roberto Galvão, especialista em Direito Tributário e mestre em Ciências Contábeis
Apesar de não existirem obrigações legais para a criação e implantação de um Sistema de Controle Interno nos órgãos públicos, o Controle Interno deve ser constituído como a principal ferramenta de apoio à gestão e à transparência pública. Neste contexto, o profissional da contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público passam a desempenhar um papel de protagonista no cenário da Governança Pública.
Perícia: Cadastro Nacional Palestrante - Suely Gualano Bossa Serrati, perita e conselheira do CRCSP
O CNPC é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade para atender às exigências do Novo Código de Processo Civil (Lei n.º 13.105/2015), especificamente o seu artigo 156. O novo Código determina que os juízes sejam assistidos por peritos, quando a prova do fato depender de conhecimento técnico específico, e que os tribunais consultem os conselhos de classe para formar um cadastro desses profissionais. O objetivo é oferecer à sociedade e aos tribunais de justiça uma lista de profissionais habilitados e qualificados, além de identificar geograficamente a disponibilidade e a área de atuação desses peritos. A inscrição no cadastro é voluntária e gratuita e deve ser feita até 31 de dezembro de 2016.
"Aspectos Fiscais e seus Impactos com Base nas Normas Contábeis" foi o tema da apresentação de J. Miguel Silva, profissional da contabilidade, advogado tributarista e especialista em Direito Empresarial.
"As mudanças impactantes na legislação do IRPJ / Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, decorrentes da Nova Lei Contábil (Nova Lei das Sociedades Anônimas); a escrituração dos livros contábeis no Lucro Real e Presumido; os Pronunciamentos, as Interpretações e as Orientações Técnicas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis foram alguns dos temas abordados", explicou.
O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega, falou sobre "Compliance para Profissionais Contábeis: do Contrato à Execução".
"São muitos os cuidados que os profissionais da contabilidade devem ter em todas as fases do relacionamento com o cliente, desde a aceitação do trabalho, passando pelo conhecimento da organização, pela elaboração e definição das cláusulas do contrato, até a execução dos trabalhos", disse.
Segundo ele, o objetivo da apresentação foi orientar para mitigar riscos e proteger o profissional na prestação de serviços.
Para fechar o período da manhã, Antoninho Marmo Trevisan, consultor e empresário, presidente da Trevisan Escola de Negócios e da Trevisan Editora, animou o público falando sobre "Empreendedorismo e Gestão de Carreira".
Ele contou que são muitos os desafios do empreendedorismo contábil visando ao desenvolvimento e à consolidação dos novos negócios e da carreira do profissional contábil.
"Qual o papel e o que faz o profissional da contabilidade? Como aplicar os conhecimentos para apoiar iniciativas empreendedoras? Quais os fatores favoráveis e limitantes ao empreendedorismo no Brasil? Quais as razões do insucesso de atitudes empreendedoras? Quais as contribuições e propostas da classe contábil? Você sabia que não tem um escritório, e sim um Centro de Inteligência Contábil?"
Fonte: CRCSP