CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O Acadêmico, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, José Donizete Valentina, juntamente com a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, encerraram os trabalhos da 9ª Semana Paulista da Contabilidade, realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, no período de 15 a 21 de outubro, dando um tom de humanidade ao evento.
A 9ª Semana se desenvolveu tendo como lema os “Desafios da Contabilidade na Nova Era” e, nos sete dias de atividades, cumpriu sua meta de transmitir informações e novidades para os profissionais, empresários e estudantes da classe contábil com qualidade, bem como analisar as perspectivas futuras da profissão.
Valorização humana foi a tônica do pronunciamento virtual da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, que também é a primeira mulher a presidir a Associação Interamericana de Contabilidade- AIC e a deter a honrosa Medalha do Mérito Contábil João Lyra.
De acordo com Maria Clara, o desafio agora, tanto para a Contabilidade quanto para as empresas, é traçar estratégias praticamente no escuro, com pouquíssima previsibilidade do que acontecerá na economia do País nos próximos meses, por causa da pandemia da Covid-19. “Os cenários com os quais trabalhamos mudou, tornaram-se mais variados, e a velocidade com que estão sendo substituídos aumentou. Portanto, mais do nunca precisamos aprender a aprender”.
Reflexão
“Que esta terrível pandemia que certamente nos levou a muitas reflexões, nos deixe como legado positivo ser profissionais melhores, em todos os sentidos, com a ampla utilização das tecnologias, um ótimo relacionamento com os clientes, sem esquecer, jamais, de sermos cidadãos melhores,” conclamou Bugarim.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e Acadêmico, José Donizete Valentina, que abordaria, na sequência, o tema: “A profissão e os desafios tecnológicos e o papel das Entidades da Classe no pós-pandemia”, com a moderação do presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, perguntou à Maria Clara:” Com a retomada após a vacina, você acredita que surgirão pessoas mais conscientes, que valorizarão seu trabalho, sem esquecer a essência pessoal, a família, os amigos?
“Acredito que depois de tanto sofrimento e coisas negativas, nós vamos reconhecer esse tempo como uma grande oportunidade de nos reinventar e nos tornarmos melhores como seres humanos”.
Semana Mundial da Contabilidade
José Donizete Valentina começou sua palestra brincando que o nome do evento “Semana Paulista da Contabilidade” deveria mudar para “Semana Mundial da Contabilidade”, devido ao alcance que teve no País e no exterior, com a transmissão pela TV Sindcont-SP no YouTube. “Sinto-me muito honrado em fechar as atividades da Semana, principalmente porque o Sindicato é o berço do CRCSP e, além disso, representa as “vozes ocultas” dos profissionais que querem ser ouvidos”.
O Acadêmico disse que neste momento o mais importante é compreender os efeitos da pandemia. “Não podemos nos esquecer de que a Contabilidade é uma ciência. Quando nos formamos, não estamos nos graduando em Sistema Público de Escrituração Digital - Sped ou nessa parafernália de tributos e obrigações acessórias, existentes no Brasil, e sim na ciência dos números”.
“Em termos de percepção da profissão, sabemos que neste momento a Contabilidade se tornou essencial. A pandemia acelerou a evolução que imaginávamos iria demorar cinco ou dez anos para acontecer. De um dia para o outro, tivemos mudanças bruscas em nossas vidas, tendo que nos adaptar ao atendimento a distância, ao home office e à Contabilidade digital,” comentou Valentina.
Segundo ele, o pós-pandemia será como um pós-guerra, e o modelo de trabalho híbrido deve ser a tendência do futuro. “Precisamos nos convencer que a tecnologia não é mais uma opção. Ela veio para ficar. Contudo, a Contabilidade, mais do que nunca, necessita de seres humanos capacitados. No final temos de considerar a qualidade humana.” Sentenciou Valentina.
Home office x Tecnologia
O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, comentou que infelizmente muitos pequenos escritórios não estão preparados para enfrentar a pandemia, do ponto de vista tecnológico. “Funcionários dessas empresas precisaram ficar em casa, mas não estavam adequados a manter a atividade em esquema de home office. Então, o empresário contábil se via obrigado a ir ao escritório pegar as informações das máquinas desses funcionários e levar até suas residências, para dar continuidade ao trabalho”.
Segundo Geraldo Carlos Lima, isso aconteceu com 70% das empresas contábeis no Estado de São Paulo, em números apresentados durante a palestra do presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima, na 9ª Semana Paulista da Contabilidade. “Este fato chamou a nossa atenção porque, apesar de tanta tecnologia disponível na nossa área, muitos colegas ainda não se adequaram devidamente,” comentou o líder.
Celebração dos 71 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis
O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP encerrou as atividades da 9ª Semana Paulista de Contabilidade comemorando o 71º aniversário do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, festejando juntamente os 16 anos do Centro de Estudos em São Bernardo do Campo; os três anos de São Caetano do Sul; os dois anos de Taboão da Serra e um ano do Centro de Estudos de Diadema, fazendo, concomitantemente a outorga da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini aos contadores Edna Magda Ferreira Góes e Tamanini. Na ocasião também prestou homenagens aos colaboradores da Entidade, Cibelle Rodrigues e Sérgio Ricardo Martines, pela dedicação e esforços para dar continuidade à história de sucesso do Sindcont-SP.
Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP fechou o evento, comentando o quão desafiador foi realizar a 9ª Semana Paulista da Contabilidade, diante no novo normal que estamos vivendo. “Acompanhamos uma maratona de atividades, debates técnicos, troca de informações e conceitos que foram repassados para todos nós; aprendemos bastante com os convidados durante toda essa Semana. E o balanço é totalmente positivo, o que nos deixa muito contentes e felizes, porque de certa forma, conseguimos cumprir com o nosso propósito, que é o de agregar qualidade profissional ao contador”.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Danielle ruas
Fotos: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León