CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 13 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo reuniu, pelo 13º ano consecutivo, as lideranças da classe contábil para prestar a tradicional homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade. A iniciativa partiu da vereadora Edir Sales, no ano de 2010, juntamente com o então presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCP, Domingos Orestes Chiomento, gestão 2010-2011, que hoje preside a Academia Paulista de Contabilidade-APC.
Chiomento e os demais presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo estiverem presentes ao evento, ou representados, para receber das mãos da vereadora Edir Sales um diploma em alusão à data, no Salão Nobre Presidente João Brasil Vita, da maior Casa Municipal da América.
Em suas palavras de boas-vindas, a vereadora Edir Sales fez questão de enaltecer a importância da Contabilidade para o desenvolvimento do eixo social: “O que seria de nós se não fosse a Contabilidade? Pois os profissionais contábeis são fundamentais para o bom funcionamento da economia, visto que são eles os responsáveis por organizar a analisar as informações financeiras das empresas gerando relatórios que auxiliam na tomada de decisões. Sem eles a gestão empresarial seria muito mais complicada. Além disso, Eles são fundamentais para a manutenção da transparência e legalidade do mundo dos negócios; eles garantem que as empresas estejam em conformidade com as leis tributárias e contábeis evitando problemas com o fisco, protegendo os empreendedores de possíveis multas ou penalidades. No poder público é a mesma coisa, os contadores são imprescindíveis para que a máquina pública dê o profícuo resultado à sociedade”.
Representando as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, o presidente do Sindicato dos Contabilistas-Sindcont-SP Claudinei Tonon, fez uma alusão da importância da Contabilidade com a chuva: “Hoje estamos festejamos a Contabilidade - uma Ciência que está para os negócios assim como a chuva está para as plantas. Sabemos que na falta das águas as plantas murcham, perecem – transformando o que antes era um campo verdejante em árido deserto. Aonde havia alimentos e fartura, passa a haver escassez e fome. De igual maneira, uma empresa sem Contabilidade, fica ao sabor dos ventos, mesmo que seja lucrativa... Fato é que, sem uma sólida estrutura contábil e financeira que possa balizar as suas decisões para o futuro, a empresa certamente virá a fenecer”.
O presidente do CRCSP, e Acadêmico, José Aparecido Maion, co-realizador do evento, disse que a classe contábil é que deveria homenagear e vereadora Edir Sales, por esta homenagem prestada durante 13 anos consecutivos às lideranças contábeis do Estado. “É uma honra para os mais de 153 mil profissionais atuantes no Estado de São Paulo festejar seu dia na Câmara Municipal da cidade de São Paulo, a Casa do povo paulistano. Este é um ano muito especial, em que a união das Entidades Contábeis do Estado nos possibilitou a participação na discussão e elaboração de propostas para a reforma tributária. Nós participamos porque sabemos que a reforma tributária do jeito que vier, seja boa ou ruim vai sobrar para o profissional da Contabilidade aguentar o humor dos contribuintes. Nós, todos os 524 mil profissionais atuantes no País, queremos sim reformas, mas que estas venham simplificar e trazer menos guerra fiscal para o País.
Compuseram a mesa solene:
Vereadora Edir Sales; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP; José Aparecido Maion, o acadêmico Valmir Leóncio da Silva, representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, Aécio Prado Dantas Júnior; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo-Sescon-SP; e da Associação das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo-Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão; Claudio Anibal Creto, representando a presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, Telma Tiberio Gouveia; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil-Ibracon - 5ª Seção Regional, Marco Antonio de Carvalho Fabbri; o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo -Apejesp; José Vanderlei Masson dos Santos; o presidente da Academia Paulista de Contabilidade- APC; Domingos Orestes Chiomento; Marcio Silva, representando o presidente da Associação dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade-Anefac; Carlos Aragaki; Francisco Antonio Maldonado Sant´Anna, presidente do Conselho de Administração do Ibracon Nacional; e o ex-deputado estadual Walter Ihoshi.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DE LEÓN COMUNICAÇÕES
TEXTO: Lenilde Plá De León