CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 25 de outubro, a Academia Paulista de Contabilidade - APC realizou, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, o 6º Encontro com Acadêmicos, para debater a Gestão do Terceiro Setor e a importância da Contabilidade para essas entidades.
O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento. O acadêmico, agradeceu as presenças e se mostrou otimista com o futuro das entidades assistenciais no Brasil.
“As Entidades do Terceiro Setor devem aumentar muito daqui para a frente, já que elas têm o papel fundamental de ajudar o governo a atender as demandas que o Estado não consegue resolver”, disse Domingos.
A palestra teve a moderação de Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho - que é Acadêmico e ocupante da Cadeira nº 30, tendo como Patrono Domingos D’Amore - e foi dividida em duas partes. A primeira delas foi ministrada pelo professor Sérgio Roberto Monello, que é ocupante da Cadeira Nº 29 da APC, e tem como patrono o Contador Licurgo do Amaral Campos; e, a segunda parte, pelo Contador e empresário contábil Gildo Freire de Araújo, também Acadêmico acentado na Cadeira Nº5, cujo patrono é Januário Sylvio Pezzotti.
Durante a sua apresentação, o professor Sérgio Monello elucidou aos presentes sobre a Gestão do Terceiro Setor, explicando os aspectos contábeis e legais do setor, dando ênfase ao Acordo Santa Fé, que é o principal meio de reconhecimento dos princípios da fé e as diferenças de Associação. Este é entendido como um grupo de pessoas que se reúnem livremente para viver aquilo que deseja, respeitando as leis e fundações, tendo sua finalidade somente religiosa, moral, cultural ou de assistência.
O professor abordou também a relevância das atividades do Terceiro Setor para a sociedade e a importância do estatuto para a regularização de atos, atividades e sua extrema necessidade para demonstrar as atividades econômicas, prestação de contas, contabilidade e o destino do patrimônio em caso de dissolução ou extinção das entidades.
“O Estado não tem capacidade de atender à população e assim surgem as entidades do Terceiro Setor, que têm como principal objetivo proteger e ajudar as pessoas”, enfatizou Sérgio Roberto Monello.
Na segunda parte do Encontro Gildo Freire de Araújo explicou alguns termos contábeis para ajudar os participantes a administrarem de maneira correta uma entidade do Terceiro Setor: falou como funciona o balanço patrimonial das entidades sem fins lucrativos, bem como a demonstração de resultado do período, a demonstração de patrimônio líquido, a demonstração dos fluxos de caixa e as notas explicativas.
O empresário contábil salientou ainda a importância da Contabilidade ao indicar os caminhos que uma entidade precisa percorrer e como ela é importante para demonstrar credibilidade, transparência e a integridade da instituição.
“A entidade assistencial estará em boas mãos quando contar com o apoio de um profissional de Contabilidade”, enfatizou Gildo Freire que falou ainda sobre a obtenção do CEBAS, a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social e fez uma breve explanação sobre a importância e as regras para o trabalho voluntário.
Presenças
O 6º Encontro com Acadêmicos contou com Acadêmicos importantes da área contábil, como: José Serafim Abrantes, ocupante da cadeira nº21, cujo patrono é Ataliba Amadeu Sevá; Ireneu De Mulla, Cadeira N°38, Patrono Hilário Franco; Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, detentora da Cadeira Nº7, do patrono Carmello Mancuso Sobrinho e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, dono da Cadeira Nº13, cujo patrono é Joaquim Monteiro de Carvalho.
Outubro Rosa
Outubro é o mês em que o mundo inteiro se une para estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce, por conta disso o CRCSP com apoio da APC arrecadou ao final do 6º Encontro com Acadêmicos lenços para ajudar a campanha promovida pelo Instituto Oncoguia.
Texto: Sarah Saliba
Foto: Sarah Saliba
Edição: Katherine Coutinho
Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:
Bruna Raicoski Assessoria de Imprensa bruna@deleon.com.br (11) 5017-7604// 99655-2340