CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Academia Paulista de Contabilidade-APC em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP realizou na última quinta feira (19/09), mais uma edição do projeto “Encontro com Acadêmicos” trazendo, desta vez, o tema “CPC 06: Operações de Arrendamento Mercantil”, de grande importância para todos os contadores, principalmente para aqueles que lidam diariamente com contratos.
O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, que compareceu ao evento, delegou ao Acadêmico Valmir Leôncio da Silva, a tarefa de abrir o evento. Durante a sua participação, apresentou aos presentes a agenda de eventos contábeis que irão ocorrer nos próximos meses e relembrou da importância dessas atividades para o aperfeiçoamento profissional. Em seguida, Valmir apresentou o palestrante do dia, o também Acadêmico Clóvis Ailton Madeira.
Durante duas horas de palestra, Clóvis explicou a todos sobre os dois tipos de arrendamento mercantil que são: o financeiro e o operacional. O primeiro diz respeito ao arrendatário que tem a intenção de ficar com o bem após o término do contrato. Já o segundo, refere-se ao contrato que não há a transferência de todos os riscos inerentes à propriedade em questão.
Por conta da alteração que ocorreu no Pronunciamento Técnico CPC6 (R2), vigente desde 1 de janeiro de 2019, o palestrante sanou as dúvidas sobre o tema, explicando que ela se refere apenas a unificação contábil das operações do ponto de vista do arredantário.
Outros assuntos abordados foram: como realizar a identificação de um rendamento; mensuração subsequente; depreciação e isenção de reconhecimento e os impactos significativos na análise das demonstrações financeiras após o CPC 06.
Para encerrar, o Acadêmico Clóvis realizou uma análise do arrendamento de importantes empresas ao longo dos anos e em seguida, abriu o espaço para que fossem realizadas perguntas sobre o assunto.
Também prestigiaram o evento, os Acadêmicos: Angela Zechinelli Alonso e Irineu De Mula.
Texto: Sarah Saliba
Edição: Bruna Lyra Raicoski
Fotos: Sarah Saliba
Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:
Bruna Lyra Raicoski Assessoria de Imprensa bruna@deleon.com.br (11) 5017-7604// 99655-2340