Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Atitude Estratégica na Contabilidade é debatida no “Mercado em Foco” da APC

A atitude estratégica é um diferencial que pode alavancar resultados e garantir crescimento sustentável. Para esclarecer melhor o tema, a Academia Paulista de Contabilidade-APC realizou a segunda edição da série “Mercado em Foco”, no dia 24 de abril, analisando o tema “Atitude Estratégica na Contabilidade”.  A atividade na íntegra encontra-se no Canal da Academia no YouTube [Mercado em Foco (youtube.com)].

Os convidados especiais para expor e debater o tema foram Aline Antunes e Silva, coordenadora contábil da SLC Agrícola S/A e Alexsandro Tavares, gerente de Contabilidade sênior das Lojas Renner, empresa que mantém em seu quadro 21 mil colaboradores e é a maior estrategista de moda do Brasil. Ambas as empresas foram ganhadoras do Prêmio Transparência de 2023, da Anefac.

A mediação da atividade foi feita pelo Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade, Flávio Riberi, coordenador de curso de pós-graduação e vice-presidente adjunto de Contabilidade na Associação Nacional de Executivos-Anefac.

Como ensinou o estrategista e filósofo chinês Sun Tzu, “a estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória; tática sem estratégia é o ruído antes da derrota”. Neste sentido, a importância da estratégia  fica clara em todas as áreas, inclusive na Contabilidade, uma vez que é ela que garante a gestão fiscal, financeira e patrimonial de uma organização.

Assim, os participantes do Mercado em Foco esclareceram, em 90 minutos de evento, que estratégia é a definição clara de metas e objetivos para direcionar todas as ações e decisões relacionadas a uma determinada área, no caso a Contabilidade. 

Estratégia em debate

Em suma, a elaboração de planos estratégicos na Contabilidade permite antecipar possíveis cenários, traçando planos de contingência e impulsionando o crescimento e a competitividade da empresa no mercado. Para isso, vale estar atento às mudanças legislativas e às novas tecnologias que impactam diretamente a Contabilidade, adequando constantemente “as estratégias” para atender às demandas do cenário atual.

“Como nosso trabalho se dá com ativos biológicos e a Contabilidade não está nas empresas só para registrar os fatos, eu tive e tenho que estudar Agronomia para entender o negócio que eu estou. Ou seja, a Educação Continuada é o primeiro, senão o mais importante aspecto, da estratégia”, sentenciou Aline Antunes da Silva, coordenadora contábil da SLC Agrícola.

Aline explicou que ano no passado a SLC Agrícola implementou o IFRS 16, que trata dos arrendamentos. Isso trouxe à empresa melhoria na qualidade dos relatórios financeiros, reconhecimentos de ativos e passivos de arrendamento e melhor capacidade de comparação dos balanços. “O resultado foi transparência das demonstrações financeiras”. 

A transparência fortalece a confiança dos investidores, credores, colaboradores, parceiros e demais interessados, promovendo um ambiente de maior segurança e credibilidade para a organização. Além disso, a transparência nas demonstrações financeiras é fundamental para a tomada de decisões, auxiliando os gestores a identificar oportunidades de melhoria e possíveis riscos a serem gerenciados. “É, portanto, um pilar essencial para a sustentabilidade e longevidade do negócio”, analisou a contadora.

 Companhias de capital aberto

 Na mesma linha de pensamento Alexsandro Tavares discorreu sobre a credibilidade: “Quem tem capacidade de mantê-la no mercado financeiro, consegue ofertar maior reconhecimento à marca”. Além disso, como a transparência nas divulgações impacta diretamente a tomada de decisões, é essencial investir em práticas sólidas de governança corporativa e em sistemas eficientes de relatórios financeiros. “Estamos falando aqui de estratégias, ou seja, medidas essenciais para promover a transparência nas operações empresariais além de mitigar riscos financeiros e legais. Adotar uma postura proativa em relação à Contabilidade e aos relatórios financeiros não só demonstra responsabilidade e comprometimento, mas também contribui significativamente para a reputação e sucesso duradouro das organizações”, afirmou Alexsandro. 

Bem-humorado, o Acadêmico Flávio Riberi contou a história de um contador que estava na profissão há 27 anos e que costuma dizer que a única coisa que permanecia a mesma por lá, em seu escritório, era o número do CNPJ. “É inegável que a figura do contador exige constante atualização e aprimoramento. E isso também faz parte da estratégia”. 

Afinal, através da educação continuada, os profissionais da Contabilidade podem se manter atualizados com as mudanças legislativas, tecnológicas e de mercado. 

Por outro lado, a busca por conhecimento constante contribui para a excelência na prestação de serviços e para o desenvolvimento da carreira. Por meio de atualizações em palestras, cursos e treinamentos, muitos gratuitos, como é o caso do próprio Mercado em Foco, é possível aprimorar habilidades técnicas, conhecer novas ferramentas e práticas, e expandir a visão sobre as melhores práticas contábeis. “O investimento na educação continuada é fundamental para garantir um serviço de qualidade e para acompanhar a evolução do mercado e da profissão contábil”, afirmou Flávio Riberi.

 Troféu Transparência da Anefac 

Vale destacar que a Associação Nacional dos Executivos de Finanças-Anefac concedeu à SLC Agrícola e as Lojas Renner o Troféu Transparência 2023. A ideia da láurea é reconhecer e homenagear as demonstrações financeiras mais transparentes do mercado. 

Na visão de Riberi, na “era dos dados”, é fundamental gerar informações que determinem maior rastreabilidade e, portanto, maior transparência. Elas são essenciais para garantir a confiança dos consumidores e aprimorar a reputação do negócio.

Além disso, o Acadêmico lembra que processos transparentes promovem a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa. Por meio de informações claras e concisas, os clientes também podem ter uma visão de todo o ciclo de vida do produto ou serviço, desde a sua origem até o destino. Isso fortalece a relação de confiança com o público e ajuda a identificar possíveis melhorias e reduzir impactos negativos no meio ambiente. 

Desafios profissionais 

Em um dado momento do webinar, o presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia, perguntou: “Quais são os desafios encontrados na contratação de profissionais? A dificuldade é mais técnica ou atitudinal?”.

No parecer da palestrante Aline Nunes, o aspecto comportamental é o que mais merece destaque: “O comportamento reflete a cultura e os valores da pessoa, influenciando diretamente na atração e retenção do colaborador. Por isso, é fundamental que as organizações valorizem e promovam práticas de comportamento adequadas em todas as etapas do recrutamento e seleção, garantindo assim um time qualificado e alinhado com os objetivos da empresa”. 

Já Alexsandro Tavares argumento que a Renner valoriza pessoas que têm visão para o “novo” e que estejam abertas para desafios, além é claro, de gostarem de “consumir” atualizações e novos conhecimentos. A Renner, disse ele, valoriza a criatividade e a proatividade, incentivando o desenvolvimento de ideias inovadoras e soluções criativas para os desafios do dia a dia. “Além disso, buscamos criar um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo, onde cada funcionário se sinta valorizado e motivado a contribuir com o seu melhor”. 

Também a Acadêmica Angela Zechinelli Alonso questionou quais  tendências da Contabilidade os participantes vislumbram? Entre eles, além da transparência, foi unânime que a sustentabilidade, conceito que envolve a capacidade de suprir as necessidades atuais sem comprometer os recursos e as possibilidades das gerações futuras, merece destaque. Na sequência vem a adoção de tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial e a automação de processos. 

“Neste sentido, a Contabilidade Ambiental e a Contabilidade Digital estão se destacando como áreas de crescimento e desenvolvimento dentro da profissão contábil. Por fim, a globalização e a internacionalização dos negócios têm exigido profissionais de Contabilidade cada vez mais preparados para lidar com a complexidade de padrões contábeis internacionais e regulamentações específicas em diferentes países”, defendeu Alexsandro Tavares. 

Apoiadores

Esta edição da série “Mercado em Foco”, organizada pela Academia Paulista de Contabilidade-APC teve o patrocínio da DOC Contabilidade; da  FECAP; da Vero Easy Tax e da Qyon Sistemas Inteligentes; e o apoio institucional da Associação Nacional de Executivos de Financas-Anefac,  CRCSP; Sindcont-SP; Apejesp; Fecontesp; Ibracon; Sescon-SP e Aescon-SP.

Texto: Danielle Ruas

Edição: Lenilde De León