Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmica Suely Bossa abre a série de pronunciamentos no Dia da Contabilidade no Sindcont-SP

A Acadêmica da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Suely Gualano Bossa Serraty, abriu a série de pronunciamentos no evento que o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP realizou em homenagem ao Dia da Contabilidade, no dia 25 de abril. Na ocasião, a presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo.

Em seu discurso, ela destacou as qualidades do contador e Acadêmico Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, ocupante da Cadeira de número 13 da Academia Paulista de Contabilidade-APC, cujo patrono é Joaquim Monteiro de Carvalho, falecido no dia 24 de abril. “Como amigo, companheiro e orientador, ele estimulou muito os colegas a se desenvolverem profissionalmente”. 

A Acadêmica exaltou os feitos do Sindcont-SP no campo da educação profissional continuada e enfatizou a importância dos contabilistas para a sociedade. Em sua visão, o compromisso e a seriedade com que os contadores desempenham suas funções são fundamentais para o bom funcionamento de diversos setores econômicos.

“Eles são verdadeiros pilares da transparência e integridade nos negócios, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do País.” O papel dos profissionais da Contabilidade vai além dos cálculos e relatórios; eles são agentes essenciais na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. É necessário reconhecer e valorizar constantemente o trabalho desses profissionais dedicados, pois são essenciais para a prosperidade e sustentabilidade da sociedade”. 

Este foi o 97º ano consecutivo que o Sindcont-SP comemorou a data. Um dos destaques do evento foi a outorga do Prêmio Professor Hilário Franco a cinco alunos de renomada Instituição de Ensino de São Paulo, que apresentaram os melhores Trabalhos de Conclusão de Cursos. Os trabalhos inscritos são analisados por uma Comissão Julgadora, formada por renomados e experientes Acadêmicos da APC, que escolhem, de forma anônima os ganhadores de cada edição. São componentes da Comissão Julgadora os Acadêmicos, Marta Cristina Pelucio Grecco; Walter Arnaldo Andreoli e Adriano Gilioli. Ademais, compôem a banca examinadora dos trabalhos, os professores Nobuya Yomura e Almir da Silva Mota. 

Mesa solene

Ocuparam a mesa da solenidade as seguintes autoridades: Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP; João Carlos Castilho Garcia, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP; José Heleno Mariano, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp; Sebastian Yoshizato Soares, presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon Nacional; Suely Gualano Bossa Serraty, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp, que representou os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; Ronaldo Fróes de Carvalho, Pró-Reitor e Coordenador de Graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap; Claudio Ferraz de Souza, superintendente da Receita Federal do Brasil, 8º Regional São Paulo; Marcio Massao Shimomoto, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp. 

Prestigiaram o evento

O evento também foi prestigiado pelas presenças dos seguintes Acadêmicos: Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, no ato, representando o presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Alexandre Sanches Garcia; os Acadêmicos, Antoninho Marmo Trevisan; Francisco Antônio Maldonado Sant´Ana; e Marta Cristina Peluccio Grecco, que é membro da Comissão Julgadora do Prêmio Professor Hilário Franco; José Heleno Mariano e Marcio Massao Shimomoto; juntamente com  outras personalidades igualmente importantes da Contabilidade, como Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon 5ª Seção Regional;  Carla Álvares Chiomento, diretora Financeira da Associação das Empresas de Serviços Contábeis-Aescon, representado o presidente da Entidade e também dos Sescon-SP, Carlos Alberto Baptista. 

Vencedores e homenageados na ocasião:

Prêmio Professor Hilário Franco:

1º colocado - Luiz Eduardo Pereira de Araújo, aluno da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP; com o Trabalho de Conclusão de Curso "Asseguração de Relatórios de Sustentabilidade: uma Análise das 30 Empresas de maior representatividade no Índice de Sustentabilidade (ISE)B3”.

2º colocado - Matheus Pereira Micheletto, estudante da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, com o  Trabalho de Conclusão de Curso: “Desempenho Econômico-Financeiro versus Sustentabilidade: uma Análise Comparativa das Empresas de Energia Elétrica Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3”.

3ª colocada - Maria Fernanda Vazquez Dana, aluna da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, com o Trabalho de Conclusão de Curso "Tributação por Gênero com Ênfase em ‘Pink Tax’”.

4ª colocada- Larissa Maia da Silva, aluna da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, com o Trabalho de Conclusão de Curso "Principais Soft Skills desenvolvidas por estudantes de Graduação de Ciências Contábeis no Brasil,

5ª colocada - Juliana Harumi Sedrani Kobayashi, aluna da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, com o Trabalho de Conclusão de Curso Progressão de Carreira e Definição de Sucesso de Mulheres na Contabilidade”.

Bolsa de Estudos

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Claudinei Tonon, juntamente com o Pró-Reitor e Coordenador de Graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-FECAP, Ronaldo Fróes de Carvalho, entregaram uma bolsa de estudos integral de pós-graduação, no valor de R$ 30 mil Reais, à associada do Sindcont-SP, Rosimeire de Sousa Vilaruel Silva, cujo nome foi sorteado em evento virtual transmitido ao vivo no canal do Sindcont-SP no YouTube dia 17 de abril.

Certificado de Qualificação Profissional Dr. Ernesto das Candeias

A Diretoria do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, com a finalidade de agraciar e reconhecer o empenho dos profissionais da Contabilidade em frequentar os eventos presenciais e virtuais promovidos Entidade, instituiu o Certificado de Qualificação Profissional Dr. Ernesto das Candeias, o qual foi entregue pela primeira vez, ao associado e diretor Financeiro do Sindcont-SP Milton Medeiros de Souza, por completar mais de 280 horas de participação dos cursos, lives e grupos de Estudos do Sindcont-SP. 

No encerramento do evento, o anfitrião da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon, proferiu as seguintes palavras: “O Profissional contábil deixou de ser um mero coadjuvante na atual conjuntura econômica para se tornar o mestre das finanças e o pilar da transparência nos negócios, visto que a Contabilidade é fundamental em qualquer economia e está presente em praticamente todas as atividades humanas”, disse ao cumprimentar os homenageados e agradecer a  todos pelas presenças. “Não significa ter superpoderes não se trata de magia, mas é o profissionalismo a seriedade e a competência que reconhecemos nestes guardiões dos números, aos quais rendemos as nossas sinceras homenagens”, afirmou Tonon.

Texto: Danielle Ruas

Edição; Lenilde Plá de León

Fotos: Sindcont-SP